IMAGENS ARMORIAIS: O experienciar formativo a partir da análise estético-simbólica das xilogravuras de Gilvan Samico
Palavras-chave: Educação; Experiência; Imaginário; Cultura Visual; Gilvan Samico.
Este estudo se propõe a pensar a experiência enquanto princípio que permite a intersecção
entre arte, estética e educação. Nesse sentido, situamos o debate da educação em torno de uma
concepção ampla do termo, não limitando-nos a uma perspectiva mecanicista ou utilitária. O
objetivo geral eleito visa refletir em que medida é possível conceber uma educação sensível a
partir do experienciar estético-simbólico das xilogravuras de Gilvan Samico? As
contribuições teóricas de Jorge Larrosa, John Dewey, Gilbert Durand e Fernando Hernández,
particularmente subsidiam as reflexões apresentadas. O trajeto metodológico é organizado a
partir de uma perspectiva fenomenológica, tendo como aporte teórico a abordagem da Cultura
Visual proposta por Fernando Hernández, que redireciona o foco da interpretação visual para
o campo da subjetividade, e a teoria do Imaginário de Gilbert Durand que, ao identificar
schemes, arquétipos, símbolos e mitos em obras artísticas, nos fornece as bases para a análise
simbólica.