PRÁTICAS CURRICULARES DOCENTES-GESTORAS DAS(OS)
PROFESSORAS(ES) RESPONSÁVEIS DE ESCOLAS COM CLASSES
MULTISSERIADAS DO CAMPO: anunciações presentes nos
documentos oficiais da Rede Municipal de Educação de Vitória de Santo
Antão-PE
Educação do Campo. Escola com classes multisseriadas do Campo. Prática
curricular docente-gestora; Professora(o)-Responsável. Estudos Pós-Coloniais.
Este trabalho apresenta resultados da pesquisa de doutorado que tem como objeto de estudo
“As práticas curriculares docentes-gestoras das(as) professoras(es) responsáveis de escolas
com classes multisseriadas do campo”. Partimos do pressuposto que a prática curricular
docente-gestora é forjada na relação colaborativa e comunitária, através do diálogo entre a
escola e a comunidade. Assim, delimitamos como problema de pesquisa: Como são
anunciadas as concepções e as práticas curriculares docentes-gestoras das(os)
Professoras(es) Responsáveis que atuam em escolas com classes multisseriadas do campo
nos documentos oficiais da Rede Municipal de Educação de Vitória de Santo Antão-PE? E
como objetivo geral: Compreender como são anunciadas as concepções e as práticas
curriculares docentes-gestoras das(os) Professoras(es) Responsáveis que atuam em escolas
com classes multisseriadas do campo nos documentos oficiais da Rede Municipal de
Educação de Vitória de Santo Antão-PE. Desta forma, os objetivos específicos são:
I)Identificar e Caracterizar as concepções e as práticas curriculares docentes-gestoras das(os)
Professoras(es) Responsáveis em escolas com classes multisseriadas do campo presentes no
Estatuto do Magistério Público da Vitória e no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração-
PCCR da Rede Municipal de Ensino de Vitória de Santo Antão; II) Identificar e Caracterizar
as concepções de Projeto Político Pedagógico, de escola com classes multisseriadas do
campo e de territórios camponeses a partir os documentos oficiais e da realidade das escolas-
territórios das(os) Professoras(es) Responsáveis promovem suas práticas curriculares
docentes-gestoras e; III) Analisar as concepções e as práticas curriculares docentes-gestoras
das(os) Professoras(es) Responsáveis em escolas com classes multisseriadas do campo
presentes nos Projetos Políticos Pedagógicos. Esta pesquisa centra-se na abordagem teórico-
metodológica dos Estudos Pós-Coloniais (Quijano, 2005, Mignolo, 2008, Walsh, 2008), que
anunciam e denunciam as tentativas de silenciamentos e negação impostas pela lógica
colonial e nos possibilitam (re)construir processos e práticas curriculares outras que tomem
como autores(as) os povos-territórios do campo e suas marcas socioculturais.
Metodologicamente este estudo a aproxima-se de uma Pesquisa Documental através fontes
documentais: Estatuto do Magistério Público da Vitória; o Plano de Cargos, Carreiras e
Remuneração-PCCR da Rede Municipal de Ensino de Vitória de Santo Antão e Projetos
Políticos Pedagógicos-PPPs. Salientamos que nos aproximamos de 8 (oito) escolas com
classes multisseriadas do campo da Rede Municipal de Ensino de Vitória de Santo Antão
que possuem a atuação da(o) Professora(or) Responsável, através dos PPPs, dos
questionários de caracterização e dos registros do diário de campo, com a finalidade com
compreendermos o contexto do enunciado que as fontes foram elaboradas. A análise dos
dados se deu através da Análise de Conteúdo, via análise temática (Bardin, 2011; Vala,
1990). Os resultados desta pesquisa apontaram as disputas e contradições político-
epistêmicas presentes nos documentos oficiais da Rede Municipal de Ensino de Vitória de
Santo Antão-PE entorno da prática curricular docente-gestora das(os) Professoras(es)
Responsáveis que atuam em escolas com classes multisseriadas do campo, no que se refere
a relação entre a Política de Identidade (Mignolo, 2008) apresentada nas legislações locais
quando sinalizam as concepções e as práticas curriculares docentes-gestoras das(os)
Professoras(es) Responsáveis e a necessidade dessas(es) profissionais centrado na
Identidade na Política (Mignolo, 2008). Percebemos que os PPPs das escolas apresentam
uma perspectiva contextualizada e consideram as especificidades territoriais e curriculares
constituem as escolas com classes multisseriadas do campo. Estes elementos influenciam
diretamente nos saberes-fazeres as(os) Professoras(es) Responsáveis, promovendo assim,
uma prática curricular docente-gestora outra de forma colaborativa e comunitária na escola-
comunidade.