EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: uma análise do diálogo entre os conhecimentos
tradicionais e os conhecimentos escolares na prática docente de professores de escolas quilombolas no Agreste.
Educação Escolar Quilombola. Educação Quilombola. Conhecimentos
Tradicionais. Prática Docente Quilombola.
O presente texto é fruto da pesquisa de Mestrado desenvolvida na linha Docência, Ensino e
Aprendizagem do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea, da Universidade
Federal de Pernambuco-UFPE, Centro Acadêmico do Agreste. Nesta pesquisa elencamos como
questão/problema: como é desenvolvido o diálogo entre os conhecimentos tradicionais e os
conhecimentos escolares na prática docente de professores de escolas quilombolas? No intuito
de responder ao problema da pesquisa construímos o seguinte objetivo geral: Compreender o
diálogo entre os conhecimentos tradicionais e os conhecimentos escolares na prática docente
de professores de escolas quilombolas. Adotamos a abordagem teórica dos Estudos Pós-
Coloniais Latino-Americanos que se constitui enquanto opção política-epistemológica a partir
do diálogo com os autores: (Grosfoguel, 2007); (Mignolo, 2003, 2005, 2008); (Quijano, 2002,
2005); (Walsh, 2006, 2008, 2010), dentre outros, que nos possibilitam refletir e problematizar
o processo de silenciamento dos povos da América. Adotamos como procedimento teórico-
metodológico a Análise de Conteúdo via Análise Temática (Bardin, 1977; Vala, 1990). O
campo de pesquisa foi a Escola Heliodoro Gonçalves de Arruda, situada na Comunidade
Quilombola de Brejinhos, na zona rural do município de João Alfredo/PE. Foram envolvidos
como sujeitos colaboradores as lideranças e os docentes que residem na comunidade e atuam
na escola. A partir dos diálogos estabelecidos com esses colaboradores, foi possível entender
que cada comunidade quilombola possui saberes e conhecimentos tradicionais profundamente
enraizados em diversos aspectos, como a história local, a religiosidade, as festividades culturais,
as expressões artísticas, a medicina tradicional e a agricultura familiar. Os conhecimentos
tradicionais identificados estão refletidos na prática docente desenvolvida pelos sujeitos
colaboradores. Os resultados revelam que as docentes promovem um diálogo enriquecedor
entre os saberes tradicionais e o currículo escolar, integrando vivências que conectam os alunos
com os conhecimentos da Comunidade Quilombola de Brejinhos. Essa abordagem contribui
para uma educação que é ao mesmo tempo dialógica, decolonial e antirracista.