A FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA ENQUANTO PHÁRMAKON NAS PRÁTICAS DE DIFFÉRANCE CURRICULARES DOS PROFESSORES NO COTIDIANOS ESCOLARES
A definir
A presente proposta de pesquisa se inscreve no campo do currículo escolar e
toma como aposta a desconstrução em Jacques Derrida como abordagem
estratégica-aventurosa para pensar a formação docente continuada enquanto
phármakon no terreno indecidível que habita os gestos decisórios nas práticas de
différances curriculares dos professores nos cotidianos escolares. Na trilha dessas
ideias, inscritas em uma leitura pós-estrutural, nos aventuramos no entendimento de
que os discursos curriculares também não escapam ao jogo da différance, e com isso,
apostamos estrategicamente, em uma ideia de compreender currículo e a formação
docente continuada enquanto um jogo que se movimenta em processos de différances
nas práticas curriculares dos professores nos cotidianos escolares. Assim,
objetivamos, problematizar os efeitos da formação docente continuada enquanto
phármakon no terreno indecidível que habita os gestos decisórios nas práticas de
différances curriculares dos professores nos cotidianos escolares. Para isso, jogamos
com a desconstrução em Jacques Derrida em nossos processos teóricos-
metodológicos, aproximando das (im)possibilidades de caminhos ainda não
inventados, pelo desenho de um questionário e a mobilização de gestos aventurosos
de observação e entrevista com professores dos anos iniciais do ensino fundamental
no contexto do agreste pernambucano. Enquanto ensaio de problematizações iniciais
através da realização de questionários com professores de diferentes regiões de
desenvolvimento do agreste, identificamos em nossos gestos de pesquisa, uma
pluralidade de propostas de formação docente continuada movimentando-se
enquanto rastros que refletem diretamente e indiretamente no processo de “tomada”
de decisões dos professores, produzindo efeitos ambivalentes e indetermináveis em
suas práticas curriculares.