ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM LIVROS DIDÁTICOS DE
EDUCAÇÃO INFANTIL APROVADOS NO PNLD 2022: proposições teórico-
metodológicas e repercussões nas práticas de ensino
Alfabetização, letramento, livros didáticos, Educação Infantil, práticas de
ensino.
Pesquisadores apontam um cenário de intensos debates acerca da pertinência ou não do
ensino da escrita na educação infantil (Brandão; Leal, 2010). De igual modo, também
apontam polêmicas acerca da pertinência de livros didáticos na educação infantil (Brandão;
Silva, 2017). Diante desses cenários de disputas e das recentes mudanças com a distribuição
desses materiais para a etapa da Educação infantil (Araujo; Silva, 2021), o presente trabalho
objetiva investigar proposições teórico-metodológicas de livros didáticos de Educação
Infantil aprovados no PNLD 2022 e suas repercussões nas práticas de alfabetização e
letramento desenvolvidas em sala de aula. Para tal, discutimos acerca das diferentes
perspectivas teóricas acerca do ensino inicial da língua escrita (Morais, 2012), assim como
a perspectiva de alfabetização e letramento por Soares (2022), a qual acreditamos. Também
discutimos acerca das diferentes compreensões funções que o livro didático assume em
nossa sociedade (Choppin, 2004), bem como o percurso que esse material seguiu em nosso
país (Freitag; Motta; Costa, 1987). Por fim, apresentamos uma breve discussão acerca da
suposta dicotomia entre saberes práticos e teóricos (Chartier, 2007) e do agir didático do
professor, e suas funções em sala de aula (Messias; Dolz, 2015). O estudo será guiado por
meio de duas linhas de abordagem: I) análise documental; II) observação participante e
entrevista semiestruturada. Para concluir, os dados gerados serão tratados a partir da análise
de conteúdo conforme nos fala (Bardin, 2004).