Banca de DEFESA: VICTOR HUGO BARBOSA DA SILVA OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VICTOR HUGO BARBOSA DA SILVA OLIVEIRA
DATA : 24/02/2025
HORA: 15:30
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

A CIS-HETERONORMATIVIDADE E A MARGINALIZAÇÃO DA
COMUNIDADE LGBTQIA+: TERRITÓRIO E SENTIDOS EM DISPUTAS
(RE)PRODUZIDOS POR DOCENTES DE EREM’S EM CARUARU/PE


PALAVRAS-CHAVES:

Território. Gênero. Sexualidade. EREM ́s. Cis-heteronormatividade.


PÁGINAS: 134
RESUMO:

A pesquisa em tela tem por objetivo compreender os sentidos em disputas (re)produzidos,
via enunciados, nos discursos sobre territórios cis-heteronormativos por docentes de EREMs
em Caruaru/PE. De forma mais específica: a) Identificar os sentidos (re)produzidos nos
discursos de docentes sobre territórios cis-heteronormativos nas referidas EREMs; b)
Elencar os sentidos nos discursos de docentes sobre territórios que promovam a diversidade
sexual nas EREMs. Para dar sustentação ao nosso objeto de estudo, temos como aporte
teórico a Teoria da Performatividade, utilizada para tensionar, problematizar, desestabilizar
e desconstruir as concepções universalistas e ontológicas como um atributo do ser e seus
sentidos engendrados pela heterossexualidade compulsória e ou normativa. A Teoria da
Performatividade em interseção com a dimensão territorial e seus aspectos simbólicos e suas
relações de poder, revelou como uma gramática de gênero influencia para a construção dos
territórios cis-heteronormativos e das territorialidades LGBTQIA+ e como esses, podem,
ambivalentemente, reforçarem ou subverterem essa normatividade que materializam a
racionalidade neoliberal e neoconservadora. Metodologicamente, este estudo se ampara
numa abordagem qualitativa na busca para apreender das relações de poder vivenciadas no
território escolar com uma incursão no campo, utilizando-se de técnicas para coletas de
dados a entrevista semiestruturada. Para realizar as análises e as sistematizações dos dados
da pesquisa, apoiamo-nos na metodologia de análise do discurso de inspiração foucaultiana
para perceber os mútuos condicionamentos das práticas discursivas, não-discursivas,
formações discursivas e enunciados que foram materializados no território escolar. Tivemos
como público-alvo professores e professoras da educação básica no território escolar em
duas Escolas de Referências em Ensino Médio (EREM’s) no município de Caruaru-PE. Sob
esse viés analítico, os resultados apontaram que houve disputas de sentidos nos discursos
(re)produzidos pelos/as docentes, que materializavam a matriz cis-heterossexista por meio
de formações discursivas religiosas fundamentalistas, morais e neoconservadoras. Esses
discursos negavam identidades plurais e heterodissidentes, impulsionados por grupos que se
opõem às políticas de reconhecimento, deixando evidente a ausência das temáticas de gênero
e sexualidades no Currículo de Pernambuco, como também na formação inicial e continuada
de professores/as. Ao mesmo tempo, essas disputas se tornaram ainda mais evidentes ao
refletirmos sobre como uma educação inclusiva, plural e democrática poderia ser construída

a partir da diversidade sexual, da equidade de gênero e do respeito e aprendizado com
travestis e pessoas transgênero, configurando territórios de resistência.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1528796 - ALLENE CARVALHO LAGE
Externo à Instituição - EDUARDO OLIVEIRA MIRANDA - UEFS
Presidente - 3480235 - MARCELO HENRIQUE GONCALVES DE MIRANDA
Notícia cadastrada em: 11/02/2025 17:08
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