DOCUMENTAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DO CAMPO NO SERTÃO DE PERNAMBUCO
Ensino de Matemática. Trabalho documental. Recursos. Educação do Campo. Formação continuada.
A pesquisa de tese de doutorado em andamento tem como objetivo compreender a
documentação de professores que ensinam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental
em escolas do campo no Sertão de Pernambuco. Para tanto, ancora-se nas discussões sobre
Formação Continuada, Educação do Campo e Abordagem Documental do Didático. Para
melhor compreender esses processos, utiliza-se a Metodologia de Investigação Reflexiva que
prevê um acompanhamento do professor a longo prazo, dentro e fora da sala de aula e a reflexão
do professor sobre a sua própria documentação, além do mapeamento dos recursos construídos
e/ou utilizados no trabalho de documentação. Atualmente, são acompanhados cinco
professores, que atuam em quatro escolas lócus da pesquisa no Sertão de Pernambuco, com
produção de dados durante quatro momentos: entrevista semiestruturada, produção de vídeos
pelo(a) professor(a), a representação esquemática (mapa) dos recursos e a formação continuada,
que ainda será realizada. Espera-se que os resultados da pesquisa possibilitem o planejamento
e a implementação de ações de formação continuada de matemática, a exemplos de oficinas,
palestras, cursos, minicursos e propostas de atividades diferenciadas para professores que atuam
nos anos finais do Ensino Fundamental em escolas do campo, contribuindo, dessa maneira, com
o processo de ensino de matemática no interior de Pernambuco.