FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES(AS) NO CONTEXTO DO
FÓRUM DA EJA DO AGRESTE CENTRO NORTE-PE À LUZ DOS ESTUDOS
FREIREANOS: Dizeres e fazeres de professores(as) iniciantes e experientes
Formação continuada dos(as) professores(as) da EJA. Professores(as)
iniciantes e experientes. Estudos freireanos.
O presente estudo situa-se nas discussões acerca da formação continuada de professores(as)
da EJA, à luz dos estudos freireanos, no contexto do Fórum Regional do Agreste Centro
Norte, com foco nos dizeres e fazeres dos(as) professores(as) iniciantes e experientes.
Tomamos como objeto de estudo “Formação continuada de professores(as) iniciantes e
experientes da EJA à luz da abordagem freireana” e como problema central: Como se
materializa, à luz dos estudos freireanos, a formação continuada nos dizeres e fazeres
dos(as) professores(as) iniciantes e experientes no contexto da EJA do Agreste Centro
Norte-PE? Como objetivo geral, trazemos: Analisar, à luz dos estudos freireanos, a
materialização da formação continuada nos dizeres e fazeres dos(as) professores(as)
iniciantes e experientes no contexto da EJA do Agreste Centro Norte-PE. E como
desdobramento deste, delimitamos os objetivos específicos: Apresentar o histórico do
Fórum Regional da EJA do Agreste Centro Norte/PE; Identificar os contextos e
materialização da formação continuada dos(as) professores(as) iniciantes e experientes
da EJA no Agreste Centro Norte; Identificar as temáticas fereireanas presentes nos
dizeres dos(as) professores(as) da EJA no Agreste Centro Norte; Levantar nos fazeres
dos(as) professores(as) as aproximações com as temáticas freireanas materializadas com
seus estudantes. Fundamentamos nossas discussões nas categorias teóricas: formação
continuada de professores(as), com Nóvoa (1991), Imbernón (2009), Giordan e Hobold
(2015) e Paulo Freire (1997, 2001, 2016) dentre outros; discutimos profissionais
iniciantes a partir de Veenman(1988), Gouveia, (2023) Príncepe e André (2018), André
(2012), Garcia (1999), Mendonça (2019) e Huberman (1995), dentre outros; professores
experientes na acepção de Marcelo (2009), dentre outros. Para a compreensão do
contexto do Fórum buscamos Silva (2008) e para a perspectiva dos estudos freireanos
usamos as obras de Paulo Freire (1992, 2006, 2011, 2015a, 2015b 2016, 2019). Nosso
percurso metodológico se pautou em uma abordagem predominantemente qualitativa,
conforme (Lüdke e André, 2018). Para chegarmos a produção dos dados, movemo-nos
por três direções: a primeira, o procedimento de análise documental, tratando os
documentos do tipo oficial e técnico (Lüdke, André, 2018); a segunda, para atilar os
participantes, tomando por base o instrumento questionário (Severino, 2017) e a terceira
o grupo de discussão (Weller, 2013). Os dados serão analisados na perspectiva da análise
de conteúdo conforme Moraes (1999), em que a interpretação se dá por meio das
temáticas e significados que emergem.