DIFERENÇA COLONIAL E A EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS INDÍGENAS DO POVO FULNI-Ô: UMA ANÁLISE DAS UNIDADES TEMÁTICAS
Palavras-chaves:Povo Fulni-ô; Diferença Colonial; Educação Física escolar; Unidades Temáticas.
Esse projeto está vinculado à linha de pesquisa denominada Educação e Diversidade do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste (CAA), e toma como objeto de investigação a Educação Física escolar nas escolas indígenas públicas estaduais do povo Fulni-ô. A investigação está voltada para o componente curricular Educação Física, onde iremos analisar as Unidades Temáticas (UT) no sentido de identificar traços decoloniais/descoloniais dentro das aulas teóricas e práticas de Educação Física nas escolas selecionadas. Com efeito, a pesquisa questiona: como são trabalhadas as Unidades Temáticas do componente curricular Educação Física dentro das aulas práticas e teóricas nas escolas indígenas do povo Fulni-ô, considerando a perspectiva da Diferença Colonial? Nesta feita, nosso objetivo geral, propõe analisar como são trabalhadas as Unidades Temáticas do componente curricular Educação Física nas escolas indígenas do povo Fulni-ô, considerando a perspectiva da Diferença Colonial. Por sua vez, os objetivos específicos, visão identificar as principais práticas pedagógicas (habilidades) utilizadas nas aulas práticas e teóricas do componente curricular Educação Física nas escolas indígenas do povo Fulni-ô; investigar se as aulas de Educação Física nas escolas indígenas do povo Fulni-ô contribuem para afirmação da Diferença Colonial e sistematizar o debate da Diferença Colonial aplicada às aulas de Educação Física nas escolas indígenas do povo Fulni-ô. As nossas justificativas sobre o estudo em questão, dão-se nos âmbitos histórico e social; acadêmico e pessoal, os quais, embora separados, estão correlacionados entre si. Metodologicamente, nosso trabalho se situa no terreno das pesquisas qualitativas em educação e serão analisados a partir da análise do conteúdo de Bardin (2011). Para o desenrolar das análises, nossa abordagem teórica irá recair sobre os estudos decoloniais a partir de Dussel (1993); Quijano (2000, 2005); Mignolo (2008a;2008b; 2017; 2020), dentre outros autores/as que possam contribuir para a construção das respostas do nosso questionamento. Esperamos que os resultados da pesquisa possam somar os conhecimentos advindos das expressões e movimentos corporais do povo Fulni-ô, antes silenciados pelas facetas da colonialidade, aos conhecimentos da Educação Física escolar dentro de uma perspectiva decolonial.