LGBTFOBIA E ADOECIMENTO MENTAL NO ENSINO MÉDIO: nas disputas entre
sofrimento e respeito, a escola diz quem eu devo ser e eu digo à escola quem eu sou
LGBTfobia. Adoecimento mental. Ensino Médio. Escola.
A LGBTfobia tem exercido importante impacto na vida de pessoas LGBTQI+, esta violência
ocorre em diversos espaços, dos quais destacamos a escola. Estudos revelam o potencial
gerador de preconceito e sofrimento decorrentes de relações preconceituosas existentes no
interior das escolas. Estas situações parecem exercer manifestações significativas durante a
etapa de escolarização do Ensino Médio, momento em que a maioria das/os das/es estudantes
está passando pelo processo de desenvolvimento da adolescência. Este processo, associado às
questões decorrentes do preconceito podem desencadear em adoecimento mental.
Considerando estas questões, a pesquisa de tese de doutorado proposta tem como objetivo geral:
analisar a maneira pela qual a LGBTfobia pode desencadear adoecimento mental em estudantes
de Ensino Médio do Agreste de Pernambuco, considerando as suas implicações no processo de
ensino e aprendizagem. Como obsetivos específicos, o estudo propõe: i) Identificar as principais
ocorrências LGBTfóbicas em escolas de Ensino Médio do Agreste de Pernambuco; ii) Analisar
os principais desdobramentos da LGBTfobia no processo de ensino e aprendizagem em
estudantes de Ensino Médio do Agreste de Pernambuco; e, iii) Analisar as implicações da
LGBTfobia no desencadeamento de adoecimento mental em estudantes de Ensino Médio do
Agreste de Pernambuco e suas influências no processo de ensino e aprendizagem. No processo
de desenvolvimento do estudo é apresentado o atual cenário de desenvolvimento de pesquisas
neste campo, utilizando-se, para isto, de dados obtidos através da Biblioteca Digital Brasileira
de Teses e Dissertações – BDTD. O referencial teórico é dividido em três perspectivas: i)
LGBTfobia e suas implicações; ii) Escola, Ensino Médio e a incidência da LGBTfobia; e, iii)
Adoecimento mental e LGBTfobia. Entre as principais contribuições, destacamos as/os
autoras/es como: Louro; Foucault; Borrillo; Hernándes; Bento e Miskolci. Trata-se de um
estudo com abordagem qualitativa e será realizada em 3 escolas de referência em Ensino Médio
do Agreste de Pernambuco, indicada pela Gerência Regional de Educação. A metodologia
proposta contempla a perspectiva da Epistemologia Qualitativa, de González Rey, o Método do
caso alargado, de Boaventura de Santos Silva, e o Método de Análise de Conteúdo de Bardin.