COMPREENSÕES DOCENTES DE ESCOLAS DE REFERÊNCIA EM ENSINO
MÉDIO (EREM’S) EM CARUARU SOBRE GÊNERO, SEXUALIDADE E
EDUCAÇÃO EM E PARA OS DIREITOS HUMANOS.
Gênero. Sexualidade. Educação em e para Direitos Humanos. Discurso.
A pesquisa aqui apresentada que tem como título “Gênero, Sexualidade e Educação em e para
os Direitos Humanos: Compreensões docentes de Escolas de Referência em Ensino Médio
(Erem) em Caruaru” possui construção associada à temática de gêneros e sexualidades nas
escolas, relacionada à construção de uma cultura que proporciona o trabalhar de uma
educação em e para os direitos humanos. Assim, destaca-se enquanto objetivo geral:
compreender as disputas de sentidos nos discursos dos/as docentes de duas EREMS de
Caruaru em relação aos debates, tensionamentos e defesas sobre gêneros, sexualidades e
Educação em e para os Direitos Humanos. Para que se possa alcançar o objetivo destacado,
foram elencados os seguintes objetivos específicos: a) Mapear práticas discursivas docentes
que materializam sentidos acerca dos gêneros, sexualidades e Educação em e para os Direitos
Humanos; b) Identificar as formações discursivas presentes nos discursos dos/as docentes
sobre gênero e sexualidade e Educação em e para os Direitos Humanos; c) Elencar
enunciados engendrados pelos/as docentes que subvertam sentidos neoconservadores e ou
neoliberais. Utilizando-se de um Paradigma Pós-Estruturalista, que se inscreve numa
perspectiva da teoria da performatividade de gênero diante de uma construção de corpo e
mundo enquanto processo social e histórico o que difere de construções ontológicas sobre os
sujeitos, seus sexos, seus gêneros e suas sexualidades. Nesse estudo, a escola é tomada
enquanto campo de análise, bem como, terreno fértil passível de construções e
desconstruções, em que uma educação em e para direitos humanos torna possível a construção
de democracia e auxilia nessa luta social. A pesquisa se vincula ainda a uma perspectiva de
análise discursiva à moda foucaultiana, assumindo a observação dos vários discursos
proferidos em torno das temáticas e o modo como repercutem nos contextos sociais.
Utilizaremos como ferramenta de coleta de dados, a entrevista semiestruturada, que será
realizada com docentes de EREMs na cidade de Caruaru-PE.