MAPAS CONCEITUAIS E TUTORIAS: uma abordagem formativa de tutores autorregulados
Autorregulação da Aprendizagem; Mapas Conceituais; Tutoria; Ciclo Autorregulatório; Formação Docente
A presente pesquisa é fruto de uma intervenção, para formar tutores autorregulados intitulada AprendizMotiva, oferecida a estudantes voluntários matriculados no 4°, 5° e 6° período da Física-Licenciatura, na Universidade Federal de Pernambuco, Campus Agreste. A intervenção ocorreu em estações de aprendizagem (EAs), coordenadas por um tutor (pesquisador responsável), na elaboração de mapas conceituais sobre o ciclo autorregulatório. Adicionalmente, a pesquisa contou com entrevistas relacionadas ao perfil autorregulatório dos participantes, que foram intermediadas a partir de cards com estórias fictícias de personagens referindo-se à autorregulação da aprendizagem. Essa pesquisa, surge a partir do problema de pesquisa “Quais as contribuições dos mapas conceituais em situação de tutoria para o alcance de habilidades de autorregulação da aprendizagem na formação de tutores autorregulados?” e objetiva compreender as contribuições dos mapas conceituais e das tutorias para a adoção de estratégias autorregulatórias por docentes em formação inicial. A pesquisa é aplicada quanto a sua natureza, qualitativa quanto a abordagem, exploratória e descritiva quantos aos objetivos e, em relação a classificação dos dados, é um processo interventivo. A análise dos dados se deu a partir dos materiais produzidos durantes as EAs e as oficinas de análise do perfil autorregulatório. Durante a pesquisa, foram identificados a ênfase dada pelos participantes sobre a importância da formação de tutores autorregulados, bem como a melhoria do perfil autorregulatório dos participantes, comparando os relatos prévios e posterior a formação, o desenvolvimento de processos metacognitivos e autorregulatórios e a aprendizagem colaborativa e autorregulada a partir dos debates e elaboração dos mapas conceituais.