Banca de DEFESA: LUIZ FELIPE LIMA BARBOSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIZ FELIPE LIMA BARBOSA
DATA : 14/08/2025
HORA: 09:30
LOCAL: Vídeoconferência
TÍTULO:

CURRICULOS DA LICENCIATURA EM MATEMATICA E A EDUCACAO DAS RELACOES ETNICO-RACIAIS NUMA PERSPECTIVA AFRORREFERENCIADA


PALAVRAS-CHAVES:

Currículo de Matemática; Educação das Relações Étnico-Raciais; Lei 10.639


PÁGINAS: 85
RESUMO:

Esta pesquisa teve como objetivo analisar os currículos prescritos das licenciaturas
em matemática ofertadas por Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e
privadas, situadas nos estados de Pernambuco e Paraíba considerando Educação
das Relações Étnico-Raciais (ERER) numa perspectiva afrorreferenciada. Para isso,
foi realizada uma pesquisa documental com uma abordagem qualitativa que
consistiu em mapear, por meio da plataforma E-mec, os cursos de licenciatura em
matemática ofertados nos estados supracitados. Dos cursos ofertados, foram
excluídos os cursos: do grau de bacharelado, extintos, descredenciados, não
iniciados e que não apresentavam sede nos estados de Pernambuco ou Paraíba.
Após o mapeamento, foi realizada a coleta dos projetos pedagógicos dos cursos
(PPC), matrizes curriculares e ementas dos componentes curriculares nos sites das
instituições ou via E-mail. Assim, foram analisados 16 cursos de licenciatura em
matemática, sendo nove ofertados em Pernambuco e sete na Paraíba, pois os
demais cursos selecionados não disponibilizaram a documentação solicitada para
análise. Compreende-se que a ERER é um campo amplo que abrange diversas
etnias e grupos raciais. Todavia, a pesquisa em questão se conteve em apenas à
ERER Negras e Africanas, podendo ser considerada um recorte. Como resultados
do estudo, os dados apontaram que 13 entre os 16 cursos analisados (cerca de
81%) apresentaram a discussão de temas ligados à ERER Negras em seus
respectivos currículos prescritos. Entretanto, foi observado que sete deles
apresentaram a discussão de maneira transversal e que nenhum dos componentes
correlacionaram a referida temática com a matemática, o que pode resultar numa
formação superficial e, consequentemente, enfraquecida quanto à ERER da
Educação Básica.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2891219 - JOSE IVANILDO FELISBERTO DE CARVALHO
Interno - 1279093 - JOAO EDUARDO FERNANDES RAMOS
Externo à Instituição - ELIZABETH GOMES SOUZA - UFPA
Notícia cadastrada em: 24/07/2025 19:22
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