CURRICULOS DA LICENCIATURA EM MATEMATICA E A EDUCACAO DAS RELACOES ETNICO-RACIAIS NUMA PERSPECTIVA AFRORREFERENCIADA
Currículo de Matemática; Educação das Relações Étnico-Raciais; Lei 10.639
Esta pesquisa teve como objetivo analisar os currículos prescritos das licenciaturas
em matemática ofertadas por Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e
privadas, situadas nos estados de Pernambuco e Paraíba considerando Educação
das Relações Étnico-Raciais (ERER) numa perspectiva afrorreferenciada. Para isso,
foi realizada uma pesquisa documental com uma abordagem qualitativa que
consistiu em mapear, por meio da plataforma E-mec, os cursos de licenciatura em
matemática ofertados nos estados supracitados. Dos cursos ofertados, foram
excluídos os cursos: do grau de bacharelado, extintos, descredenciados, não
iniciados e que não apresentavam sede nos estados de Pernambuco ou Paraíba.
Após o mapeamento, foi realizada a coleta dos projetos pedagógicos dos cursos
(PPC), matrizes curriculares e ementas dos componentes curriculares nos sites das
instituições ou via E-mail. Assim, foram analisados 16 cursos de licenciatura em
matemática, sendo nove ofertados em Pernambuco e sete na Paraíba, pois os
demais cursos selecionados não disponibilizaram a documentação solicitada para
análise. Compreende-se que a ERER é um campo amplo que abrange diversas
etnias e grupos raciais. Todavia, a pesquisa em questão se conteve em apenas à
ERER Negras e Africanas, podendo ser considerada um recorte. Como resultados
do estudo, os dados apontaram que 13 entre os 16 cursos analisados (cerca de
81%) apresentaram a discussão de temas ligados à ERER Negras em seus
respectivos currículos prescritos. Entretanto, foi observado que sete deles
apresentaram a discussão de maneira transversal e que nenhum dos componentes
correlacionaram a referida temática com a matemática, o que pode resultar numa
formação superficial e, consequentemente, enfraquecida quanto à ERER da
Educação Básica.