RADIACOES SOLARES E FOTOPROTECAO NO ENSINO DE QUIMICA: Uma Proposta Didatica Visando a Alfabetizacao Cientifica
Alfabetização Científica. Radiações Solares e Fotoproteção. Ensino de Química.
O presente projeto de pesquisa, visando qualificação, tem por objetivo analisar o processo de alfabetização científica na abordagem da temática Radiações Solares e Fotoproteção em uma turma do 1º ano do Ensino Médio. A motivação parte da experiência pessoal da autora, que trabalhou anteriormente com a alfabetização científica, e da compreensão de que esse processo corresponde a aprendizagem das Ciências, pois o alfabetizado cientificamente é aquele capaz de pensar, ler, falar e saber interpretar termos científicos na explicação de fenômenos naturais. Para isso, tendo como participantes estudantes do 1º ano do Ensino Médio, na Escola de Referência em Ensino Médio Miguel Pellegrino, localizada na cidade de Jaqueira, zona da mata sul de Pernambuco, que participarão de uma oficina pedagógica em quatro momentos, a saber: levantamento de concepções iniciais, reconhecimento da veracidade das informações com temas científicos, apresentação do conteúdo específico, uma dinâmica investigativa de caráter experimental e, por fim, um momento de debate sobre o que foi vivenciado, do ponto de vista científico, buscando indícios de ocorrência da alfabetização científica. Para análise de dados, buscaremos identificar elementos que caracterizam o processo de alfabetização científica, com foco nas ideias de Paul Hurd, a partir de categorias emergentes, tendo como base os dados obtidos no processo de ação didática com a oficina, a partir de vídeogravações e registros textuais oriundos da participação dos estudantes.