O USO DO LABORATORIO DE ENSINO DE MATEMATICA A PARTIR DE ATIVIDADES DE ESTUDO E PESQUISA
Atividades de estudo e pesquisa (AEP); Laboratório de Ensino de Matemática (LEM); Práticas Docentes; Teoria Antropológica do Didático
Esta pesquisa objetiva investigar Atividades de Estudo e Pesquisa (AEP) articuladas ao uso do laboratório de ensino de matemática (LEM), construídas por professores da educação básica da rede púbica estadual de Altinho-PE. Para isso, nosso referencial teórico discute sobre a Teoria Antropológica do Didático (TAD), os documentos oficiais, o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) e as Práticas Docentes. Como aporte metodológico, para desenvolver e analisar os dados, utilizamos as seguintes ferramentas da TAD: Praxeologias Didáticas e Matemáticas, como as AEP e o quarteto praxeológico (tarefa, técnica, tecnologia e teoria). Além disso, consideram-se as dialéticas da mesogênese, topogênese e cronogênese, a fim de compreender como se deu essa construção e sua relevância. As AEP foram construídas por dois professores de matemática. Dentre os principais resultados, observou-se que, embora os recursos didáticos disponíveis no Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) sejam limitados, foi possível desenvolver atividades com contribuições significativas. Em relação ao bloco do saber-fazer das AEP criadas pelos docentes, identificamos que os tipos de tarefas e técnicas utilizados coincidiram, em grande parte, com os presentes na AEP-modelo construída previamente pela equipe da pesquisa. Esse alinhamento sugere uma coerência entre os blocos do saber-fazer e do saber, conforme proposto em nossa modelagem inicial. Por fim, identificaram-se indícios consistentes da presença das dialéticas da mesogênese, topogênese e cronogênese, demonstrando a efetiva mobilização dos elementos essenciais ao desenvolvimento das praxeologias didáticas no contexto investigado.