Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIETE DA SILVA SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIETE DA SILVA SOUSA
DATA : 25/02/2025
LOCAL: Remoto-Google Meet
TÍTULO:

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO AGRESTE PERNAMBUCANO: tecendo diálogos e reflexões a partir da perspectiva freireana


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Formação de professores e professoras; Ciências da Natureza; Paulo Freire; Perspectiva freireana. Educação emancipatória.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

A formação de professores e professoras de Ciências da Natureza é um campo de pesquisa que demanda reflexões constantes sobre os fundamentos teóricos e metodológicos que orientam a prática docente. Muitas vezes, percebemos que a formação nessa área é permeada por uma abordagem técnica e pragmática, que predomina nesse campo. Por outro lado, entendemos a pedagogia como um campo de pesquisa e saberes que fortalece a docência, permitindo uma abordagem integrada e crítica do processo formativo de futuros professores e professoras de Ciências da Natureza. Desse modo, compreendendo esta formação como um processo dinâmico, inacabado e situado historicamente, esta investigação se embasa nos estudos de Paulo Freire e traz reflexões que mobilizam nosso percurso investigativo com a intenção de discutir à formação de professores e professoras de Ciências da Natureza no contexto do Agreste de Pernambuco balizada no viés freireano. Assim, como objetivo geral buscamos compreender as contribuições da perspectiva freireana para a formação de professores e professoras de Ciências da Natureza nas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Agreste de Pernambuco. Para tanto, temos como objetivos específicos: a) Identificar aproximações e distanciamentos entre os Projetos Pedagógicos dos cursos de Licenciatura de Ciências da natureza e referenciais freireanos; b) Discutir temáticas ligadas à educação e a formação de professores e professoras com base e aporte epistemológico freireano; c) Analisar as percepções e experiências de professores e professoras em formação nos cursos de Ciências da Natureza na perspectiva freireana. Diante disso, o percurso metodológico desta investigação será estruturado com base em uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, fundamentada nos princípios da pesquisa participante. A pesquisa terá como lócus os cursos de Licenciatura em Química, Licenciatura em Física e Licenciatura em Ciências Biológicas de duas IES públicas localizadas no Agreste de Pernambuco e o processo de coleta, produção dos dados será realizado por meio de quatro instrumentos: questionário, análise documental, círculo de cultura e cartas pedagógicas. Os dados obtidos serão analisados a partir do método de análise de conteúdo de Bardin a partir da categorização temática na qual serão construídas unidades de registro. Esta pesquisa se insere nos debates do campo de formação e no contexto da educação como processo de humanização, com o intuito de discutir a formação de professores e professoras sob um viés reflexivo e crítico, comprometido com a transformação social e alinhado às demandas da educação contemporânea. Espera-se que os resultados contribuam para a formação de profissionais mais reflexivos e engajados, capazes de promover uma educação crítica, dialógica, problematizadora e transformadora, entendendo a educação como um ato de transformação social.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1193470 - TANIA MARIA GORETTI DONATO BAZANTE
Interno - ***.741.594-** - JOSE EUZEBIO SIMOES NETO - UFRPE
Externo à Instituição - ANDERSON FERNANDES DE ALENCAR
Notícia cadastrada em: 31/01/2025 08:08
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