ESTUDO DO IMPACTO DAS PRÁTICAS AUTORREGULATÓRIAS SOBRE A AUTOEFICÁCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA
Autoeficácia; Autorregulação da Aprendizagem; Estratégias de Aprendizagem; Formação Docente
Autoeficácia é uma das fontes de motivação que podem ser acessadas pelo estudante, a partir de processos cognitivos, motivacionais, afetivos e seletivos. Assim, as crenças de autoeficácia determinam como as pessoas sentem, pensam, motivam-se e comportam-se. Sabe-se que alunos de alta autoeficácia perseguem metas de domínio envolvendo desafio e aquisição de novos conhecimentos, bem como metas de desempenho envolvendo boas notas e superando os outros. Todavia, a ausência da autoeficácia pode comprometer o desempenho acadêmico e muitas vezes levar até à evasão de um curso superior. Cursos como o de Licenciatura em Física possuem indices preocupantes de retenção e abando, principalmente nos primeiros anos do curso. Assim, se estabeleceu, na disciplina de Metodologia do Estudo, uma prática que busca despertar estratégias autorregulatórias nos estudantes recém ingressos no curso de Licenciatura Física. A Autorregulação da Aprendizagem é uma habilidade que pode ser desenvolvida e que ajuda o estudante a controlar seus pensamentos, sentimentos e ações a fim de alcançar objetivos pré-determinados. Assim, objetivando "Analisar possíveis impactos das práticas autorregulatórias, implementadas na disciplina de Metodologia do Estudo, sobre o uso e gerenciamento das estratégias de aprendizagem, das adversidades e do automonitoramento estabelecido pelos estudantes ao longo do curso de Física-Licenciatura do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE", os estudantes egressos desta disciplina serão entrevistados.