ESTRATÉGIAS DE AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DESEMPENHO NA PROVA DE MATEMÁTICA DO ENEM: uma análise à luz da teoria da autorregulação da aprendizagem
Autorregulação da Aprendizagem; desempenho em Matemática; ENEM
A Autorregulação da Aprendizagem aparece em várias pesquisas como sendo um dos fatores decisivos para o melhor aproveitamento escolar de discentes tanto na educação básica como no ensino superior. Em 2022 o INEP disponibilizou um formulário com questões sobre comportamentos de estudo para os interessados em realizar o ENEM2022. Desta forma, a presente pesquisa se propõe a “Analisar o desempenho na prova de matemática do ENEM em função dos perfis de Autorregulação da Aprendizagem, socioeconômico e demográfico dos candidatos” que responderam ao formulário do INEP e realizaram o ENEM em 2022. Para isso, os processos e estratégias, disponibilizados no formulário do INEP, serão investigados a partir da Autorregulação da Aprendizagem em uma perspectiva sociocognitiva. Além disso, pretende-se correlacionar os perfis socioeconômico, demográfico e autorregulatórios com o desempenho na prova de matemática do ENEM. Por isso, essa pesquisa se configura com abordagem quantitativa e fara uso da metodologia Cross Industry Standard Process for Educational Data Mining (CRISP-EDM) apresentada como proposta de modelo para soluções de mineração de dados educacionais.