Banca de QUALIFICAÇÃO: JAILTON DE ARAUJO MACIEL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAILTON DE ARAUJO MACIEL
DATA : 07/07/2023
LOCAL: Sala h9
TÍTULO:

A Relação ao saber do professor e as decisões didáticas acerca da utilização de tecnologias na sala de aula de Matemática em turmas do 9º ano do ensino fundamental 



PALAVRAS-CHAVES:

Relação ao saber, decisões didáticas, uso de tecnologias e formação de professores. 



PÁGINAS: 51
RESUMO:

Esta pesquisa visa elaborar uma discussão sobre a relação ao saber e as decisões didáticas sobre utilização de tecnologias em salas de aula de matemática, bem como enfatizar a importância da formação docente inicial e/ou contínua para aplicação destes saberes. A pesquisa visa destacar a relação com o saber defendida por Charlot que diz que saber é a relação que o indivíduo desenvolve consigo e com o meio e como esta relação implica nas decisões didáticas sobre uso de tecnologias nas aulas de matemática. Em meio a revolução tecnológica do século XXI a utilização destas ferramentas em sala de aula parece irreversível o que por vezes pode não está acontecendo, abordaremos a relação ao saber e qual sua influência nas decisões didáticas do professor. Para os procedimentos metodológicos adotaremos o mapeamento com ênfase na educação baseado em Cavalcanti (2015), onde esse estudo será base para dois artigos da pesquisa que consistirá de 3 artigos em formato multipaper, o terceiro artigo será fruto de uma análise de observação de campo, entrevista e questionário. Nosso Estudo consistirá de abordagem exploratória e terá direcionamento empírico. A referida pesquisa resultados dos estudos e debates que surgem no grupo do Núcleo de Pesquisa e Relação com o Saber (NUPERES) , vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA), e contemplará duas das cinco linhas de investigação – mapeamento em pesquisas educacionais e relação ao saber do professor, visto que sua construção tem em sua abordagem metodológica o mapeamento educacional de produções científicas para obtenção de uma visão analítica das produções e as reflexões da sua tessitura se darão acerca da relação institucional ao saber de professores, a partir dos saberes adquiridos ao longo de sua formação profissional.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1528949 - JOSE DILSON BESERRA CAVALCANTI
Interno - ***.449.834-** - FERNANDO EMILIO LEITE DE ALMEIDA - UFPE
Externa à Instituição - ANNA PAULA DE AVELAR BRITO LIMA - UFRPE
Notícia cadastrada em: 03/07/2023 10:41
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