Banca de DEFESA: JOSE ROBSON PONTES BORBA FILHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE ROBSON PONTES BORBA FILHO
DATA : 07/10/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet: https://meet.google.com/bor-xcee-mra
TÍTULO:

MAPAS CONCEITUAIS E TUTORIAS: uma abordagem formativa de tutores autorregulados


PALAVRAS-CHAVES:

Autorregulação da Aprendizagem; Mapas Conceituais; Tutoria; Ciclo Autorregulatório; Formação Docente


PÁGINAS: 105
RESUMO:

A presente pesquisa é fruto de uma intervenção, para formar tutores autorregulados intitulada AprendizMotiva, oferecida a estudantes voluntários matriculados no 4°, 5° e 6° período da Física-Licenciatura, na Universidade Federal de Pernambuco, Campus Agreste. A intervenção ocorreu em estações de aprendizagem (EAs), coordenadas por um tutor (pesquisador responsável), na elaboração de mapas conceituais sobre o ciclo autorregulatório. Adicionalmente, a pesquisa contou com entrevistas relacionadas ao perfil autorregulatório dos participantes, que foram intermediadas a partir de cards com estórias fictícias de personagens referindo-se à autorregulação da aprendizagem. Essa pesquisa, surge a partir do problema de pesquisa “Quais as contribuições dos mapas conceituais em situação de tutoria para o alcance de habilidades de autorregulação da aprendizagem na formação de tutores autorregulados?” e objetiva compreender as contribuições dos mapas conceituais e das tutorias para a adoção de estratégias autorregulatórias por docentes em formação inicial. A pesquisa é aplicada quanto a sua natureza, qualitativa quanto a abordagem, exploratória e descritiva quantos aos objetivos e, em relação a classificação dos dados, é um processo interventivo. A análise dos dados se deu a partir dos materiais produzidos durantes as EAs e as oficinas de análise do perfil autorregulatório. Durante a pesquisa, foram identificados a ênfase dada pelos participantes sobre a importância da formação de tutores autorregulados, bem como a melhoria do perfil autorregulatório dos participantes, comparando os relatos prévios e posterior a formação, o desenvolvimento de processos metacognitivos e autorregulatórios e a aprendizagem colaborativa e autorregulada a partir dos debates e elaboração dos mapas conceituais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1813146 - KATIA CALLIGARIS RODRIGUES
Externa à Instituição - CÉLIA ARTEMISA GOMES RODRIGUES MIRANDA - UFPel
Externo à Instituição - PAULO ROGÉRIO MIRANDA CORREIA - USP
Notícia cadastrada em: 02/10/2025 11:06
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