ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA: MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA E PROPOSIÇÃO DE FRAMEWORK TEÓRICO-METODOLÓGICO
Mapeamento horizontal, Mapeamento vertical, Robótica Educacional, Mapeamento na Pesquisa Educacional, Resolução de problemas matemáticos abertos.
Considerando um robô como um dispositivo multifuncional projetado para execução de uma imensa variedade de tarefas, e a robótica como a ciência que estuda as tecnologias associadas as concepções e construções de robôs, facilmente podemos identificar que esses dois conceitos estão imensamente inseridos no atual desenvolvimento da sociedade como um todo, desta forma, torna-se evidente a necessidade de utilizá-los com o objetivo de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, em especial de matemática. O objetivo deste estudo foi de sistematizar uma proposta metodológica para a utilização da Robótica Educacional (Rob-Ed) no ensino de Matemática a partir do panorama e cenário desta temática na literatura cientifica brasileira, através do catálogo de teses e dissertações da Capes e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD. Para isso, realizamos um mapeamento horizontal, estudo exploratório-descritivo, para esboçar um panorama da produção científica sobre o tema Robótica Educacional. Esse panorama foi fundamental para identificar quem produziu (teses e dissertações), onde e quando, além da evolução dessa produção científica e sua distribuição por região e instituições. Em seguida, realizamos o mapeamento vertical, estudo analítico, para investigar o cenário específico da utilização da Rob-Ed no contexto do ensino de Matemática. A partir desses estudos, identificamos tendências teóricas e metodológicas possibilitando compreender os diferentes contextos de estudo e pesquisa sobre a Rob-Ed. Por fim, a partir desses resultados, pudemos avançar na elaboração de framework teórico-metodológico como proposta de utilização da Rob-Ed aliada a resolução de problemas abertos como metodologia para o ensino de Matemática.