A PROFISSIONALIDADE DOCENTE PARA ATUACAO NA ESCOLA MUNICIPAL PARA AULAS DIGITAIS DO RECIFE - EMAD
Profissionalidade Docente; Professor(a) Polivalente; Educação Híbrida; Escola Digital.
Esta pesquisa de abordagem qualitativa teve como objetivo compreender como a profissionalidade docente foi construída pelas 12 (doze) professoras dos anos iniciais da Escola Municipal para Aulas Digitais (EMAD) no Recife. A referida escola foi criada no contexto da pandemia de COVID-19, em 2021, para atender às necessidades daquele momento, porém, superada a pandemia, a EMAD continuou produzindo e disponibilizando conteúdos digitais para complementação ou substituição de aulas e passou a implantar o projeto de Ensino Híbrido na prática em algumas escolas da Rede Municipal. A pesquisa revelou que o(a) professor(a) digital desempenha uma função inovadora na rede pública: atua como criador(a) de conteúdos, mediador(a) tecnológico(a), formador(a) em rede e articulador(a) de políticas educacionais, exigindo uma profissionalidade fundamentada em saberes interdisciplinares, competências digitais e televisivas, sensibilidade pedagógica e compromisso social, marcada pela adaptabilidade ao novo. Os dados apontam para um novo modelo de profissionalidade docente em construção. As professoras projetam que, no futuro, a docência digital exigirá ainda mais domínio técnico e constante atualização, o que impõe desafios à formação inicial e continuada. Por fim, a pesquisa — inédita em sua abordagem — contribui para o debate sobre a profissionalização docente em contextos digitais, sugerindo caminhos para a reestruturação dos currículos formativos, para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à educação híbrida e para o reconhecimento das especificidades da docência digital na educação básica brasileira.