Banca de DEFESA: ITALO LUAN LOPES NUNES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ITALO LUAN LOPES NUNES
DATA : 15/12/2023
HORA: 16:15
LOCAL: Universidade Federal de Pernambuco - CAA
TÍTULO:


ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA: MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA E PROPOSIÇÃO DE FRAMEWORK TEÓRICO-METODOLÓGICO



PALAVRAS-CHAVES:

Mapeamento horizontal, Mapeamento vertical, Robótica Educacional, Mapeamento na Pesquisa Educacional, Resolução de problemas matemáticos abertos.



PÁGINAS: 147
RESUMO:

Considerando um robô como um dispositivo multifuncional projetado para execução de uma imensa variedade de tarefas, e a robótica como a ciência que estuda as tecnologias associadas as concepções e construções de robôs, facilmente podemos identificar que esses dois conceitos estão imensamente inseridos no atual desenvolvimento da sociedade como um todo, desta forma, torna-se evidente a necessidade de utilizá-los com o objetivo de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, em especial de matemática. O objetivo deste estudo foi de sistematizar uma proposta metodológica para a utilização da Robótica Educacional (Rob-Ed) no ensino de Matemática a partir do panorama e cenário desta temática na literatura cientifica brasileira, através do catálogo de teses e dissertações da Capes e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD. Para isso, realizamos um mapeamento horizontal, estudo exploratório-descritivo, para esboçar um panorama da produção científica sobre o tema Robótica Educacional. Esse panorama foi fundamental para identificar quem produziu (teses e dissertações), onde e quando, além da evolução dessa produção científica e sua distribuição por região e instituições. Em seguida, realizamos o mapeamento vertical, estudo analítico, para investigar o cenário específico da utilização da Rob-Ed no contexto do ensino de Matemática. A partir desses estudos, identificamos tendências teóricas e metodológicas possibilitando compreender os diferentes contextos de estudo e pesquisa sobre a Rob-Ed. Por fim, a partir desses resultados, pudemos avançar na elaboração de framework teórico-metodológico como proposta de utilização da Rob-Ed aliada a resolução de problemas abertos como metodologia para o ensino de Matemática. 



MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2527886 - AUGUSTO CESAR LIMA MOREIRA
Presidente - 1528949 - JOSE DILSON BESERRA CAVALCANTI
Externo ao Programa - 3889164 - MARCILIO FERREIRA DOS SANTOS - null
Notícia cadastrada em: 03/02/2023 09:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11