Uso de planetários na formação continuada de professores de ciências da natureza
Formação continuada de professores; Ensino de Astronomia; Planetários; Prática pedagógica; BNCC.
Este estudo tem como objetivo investigar como os planetários podem contribuir para a formação continuada de professores de Ciências da Educação Básica, analisando o impacto dessa experiência em sua prática pedagógica. Partindo do reconhecimento das lacunas na formação docente em Astronomia, evidenciadas na literatura, e das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe-se um curso formativo de 40 horas, realizado em um planetário móvel, integrando vivências imersivas, reflexões teóricas e práticas pedagógicas. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter exploratório, utilizará questionários diagnósticos, observações sistemáticas e entrevistas semiestruturadas com professores participantes. Os dados serão analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), visando compreender como a experiência no planetário modifica abordagens didáticas, promove a superação de concepções equivocadas e a integração interdisciplinar de conteúdos de Astronomia. Espera-se que os resultados evidenciem o potencial dos espaços não formais, como planetários, para fortalecer a formação docente, alinhando-se às demandas da BNCC e incentivando metodologias ativas e contextualizadas. A pesquisa busca contribuir para a qualificação do ensino de Astronomia, destacando a importância de estratégias formativas que conectem teoria, prática e reflexão crítica.