CONHECIMENTO MATEMÁTICO AFRICANO: JOGO IGBA-ITA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE NOÇÕES PROBABILÍSTICAS
Educação das Relações Étnico-raciais. Ensino e aprendizagem da Probabilidade. Afroetnomatemática. Igba-Ita. Lei 10639/03.
Esta pesquisa investigou uma proposta didática por meio do jogo africano Igba-Ita sobre noções probabilísticas com estudantes do 1° ano do Ensino Médio numa perspectiva da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER). Este estudo tem como marco teórico preceitos da Afroetnomatemática, e as orientações propostas na lei 10.639/03, articulados de forma a garantir uma Educação das Relações Étnico-Raciais no ensino e aprendizagem da matemática. Acreditamos que o jogo possa ser utilizado em sala de aula para além de construir conceitos probabilísticos tais como os de aleatoriedade e espaço amostral, também ser uma alternativa para o trabalho com a História e a cultura Afro-Brasileira, buscando fazer uma relação entre a Educação Probabilística e a ERER. Como um dos principais resultados, esta pesquisa mostra que é possível utilizar o Ensino de Matemática como ferramenta de combate ao preconceito e ao racismo.