Jogo Africano Tsoro Yematatu: uma investigação com Professores que Ensinam Matemática e seus desdobramentos para uma Educação Matemática Antirracista
Tsoro Yematatu; Jogos Africanos; Ensino de Matemática; Educação Antirracista
Jogos africanos são excelentes recursos que podem ser utilizados para o ensino de matemática, como também podem promover discussões acerca da história e da cultura africana e afro-brasileira, atendendo a lei 10.639/03 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Mas, percebe-se que há uma carência na formação de professores de matemática que trate dessa temática causando dificuldades em relacionar a matemática com saberes africanos e afro-brasileiros. O Tsoro Yematatu, de origem do Zimbábue, é um jogo de alinhamento de três peças que pode auxiliar no desenvolvimento de conceitos matemáticos como triângulo isósceles, altura do triângulo, ponto médio e interseção, além de propiciar discussões sobre a história e cultura do país africano Zimbábue. Há poucos estudos que tratam do jogo Tsoro Yematatu, mas o jogo é bastante utilizado em oficinas e rodada de jogos, muitas vezes com foco no ato de jogar. Esse trabalho tem por objetivo geral investigar a contribuição do Jogo Africano Tsoro Yematatu para o desenvolvimento de conhecimentos matemáticos e didáticos com professores que ensinam matemática numa perspectiva de educação matemática antirracista. Essa pesquisa será realizada por meio de uma proposta formativa de um curso de extensão com Professores que Ensinam Matemática (PEM) da região do agreste de Pernambuco e com a colaboração de participantes do Grupo de Pesquisa Aya-Sankofa por meio de três encontros. Para a coleta de dados utilizaremos a observação, anotações, os registros a partir das produções escritas construídas dentro dos encontros e gravações de áudios. Os dados serão analisados a partir da análise de conteúdo descrita por Franco (2005).