Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS HENRIQUE SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS HENRIQUE SOARES
DATA : 24/03/2025
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

EDUCAÇÃO FINANCEIRA – UM OLHAR SOBRE O LIVRO DIDÁTICO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Matemática Crítica, Educação Financeira


PÁGINAS: 32
RESUMO:

O projeto de pesquisa "Educação Financeira e o Livro Didático: Uma Análise sob a Perspectiva da Educação Matemática Crítica", busca investigar como a Educação Financeira está sendo abordada nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio aprovados no PNLD 2021. O estudo está inserido no campo da Educação Matemática Crítica, utilizando como referencial teórico os Cenários para Investigação de Ole Skovsmose (2000, 2013, 2014). O estudo aborda a história da Matemática Financeira, destacando sua evolução desde o escambo até os sistemas financeiros modernos. Além disso, discute o papel da Educação Financeira na sociedade e sua relevância na formação dos estudantes. A pesquisa justifica-se pela crescente importância da Educação Financeira na formação de cidadãos críticos e conscientes sobre o consumo, planejamento, gestão de recursos, trabalho e renda, entre outros. Com a sua inclusão na BNCC (2018) como tema transversal, é fundamental entender como esse conteúdo está estruturado nos materiais didáticos, visto que esses são amplamente utilizados no processo de ensino e aprendizagem, principalmente no contexto das escolas públicas. O objetivo geral da pesquisa é analisar a inserção da Educação Financeira nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio, classificando os exercícios segundo os cenários de investigação de Skovsmose, categorizando de acordo com os princípios estabelecidos pela OCDE e pela ENEF. A metodologia adotada é uma pesquisa documental, com abordagem qualitativa e quantitativa, analisando as três coleções de livros didáticos com maior tiragem no PNLD 2021. A Educação Matemática Crítica é utilizada como um referencial para analisar se os livros promovem uma abordagem contextualizada, reflexiva e crítica da Educação Financeira. A pesquisa pretende contribuir para a compreensão da qualidade dos materiais didáticos e propor caminhos para que a Educação Financeira seja trabalhada de forma mais crítica e significativa nas escolas.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1385502 - ANA PAULA FREITAS DA SILVA
Interno - 1681244 - EDELWEIS JOSE TAVARES BARBOSA
Externo ao Programa - 1968638 - VALDIR BEZERRA DOS SANTOS JUNIOR - UFPE
Notícia cadastrada em: 21/03/2025 12:14
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