Banca de DEFESA: CARLA GABRIELA MORAIS DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLA GABRIELA MORAIS DA SILVA
DATA : 18/03/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Centro Acadêmico do Agreste Bloco H
TÍTULO:

ENSINO INCLUSIVO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: um estudo a partir dos relatos de vivências de egressos(as) do curso de licenciatura em física


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Ensino de Física; Educação Inclusiva; Egressos; Formação de professores.


PÁGINAS: 150
RESUMO:

Esta pesquisa buscou investigar como são vivenciados os desafios da inclusão escolar no ensino de física por egressos(as) da licenciatura em Física da UFPE-CAA. Para tanto nossa indagação: Na perspectiva dos(as) participantes da pesquisa, como são vivenciados os desafios da inclusão escolar no ensino de física por egressos(as) da licenciatura em Física da UFPE/CAA? Enquanto objetivo geral: Investigar como são vivenciados os desafios da inclusão escolar no ensino de física por egressos(as) da licenciatura em Física da UFPE/CAA, através da escuta de sua trajetória profissional com foco na formação inicial e no suporte ao ensino inclusivo e específicos: a) mapear estudos realizados no Brasil, que relacionam a inclusão no Ensino de Física; b) escrutinar a formação de professores(as) de física numa perspectiva inclusiva no ensino superior; c) investigar, à luz da fala dos(as) professores(as) de física egressos(as) da UFPE/CAA, as vivências inclusivas e processos didáticos na prática pedagógica. A metodologia consistiu numa abordagem qualitativa; em relação aos objetivos, essa pesquisa é descritiva e exploratória e como coleta e produção de dados os instrumentos utilizados foram: questionário e entrevista narrativa. Quanto aos(as) participantes e local: egressos(as) do curso licenciatura em Física do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA). Os dados coletados na pesquisa foram analisados através da técnica de análise de conversação e da fala baseado em Mayer (2002). As análises foram realizadas baseadas nos temas em comum recorrentes nas falas dos(as) egressos(as), estes temas passearam pelos componentes cursados na graduação; pelos eventos que participaram; pela interação com o(a) aluno(a) com deficiência; pela interação com os(as) profissionais da educação especial da escola; pelos processos didáticos vivenciado para o ensino inclusivo de Física e os principais desafios elencados pelos(as) docentes em seu trabalho junto ao(a) aluno(a) com deficiência. Diante dos relatos fornecidos pelos participantes da pesquisa, verifica-se que a disciplina obrigatória de LIBRAS I isoladamente não foi suficiente para fornecer confiança necessária para o trabalho no ensino inclusivo de física. Nesse sentido, a formação continuada sobre o tema se faz necessária e urgente. Por outro lado, os principais desafios para o ensino de inclusivo de física elencados pelos participantes são a falta de formação continuada de qualidade sobre a temática; não saber como preparar uma aula diversa para alunos(as) com e sem deficiência; o comportamento atípico dos(as) alunos(as) com deficiência e as dificuldades em encontrar maneiras alternativas de ensinar física para alunos(as) com deficiência.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - KALLINE FLÁVIA SILVA DE LIRA - UNIVASF
Presidente - 1193470 - TANIA MARIA GORETTI DONATO BAZANTE
Interna - 1199128 - TASSIANA FERNANDA GENZINI DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 12/03/2025 13:46
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