Banca de DEFESA: THAIZE DE LIMA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAIZE DE LIMA DA SILVA
DATA : 14/02/2025
HORA: 09:30
LOCAL: Remoto-Google Meet
TÍTULO:

FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO INCLUSIVO E ALUNOS SURDOS - um estudo com licenciandos de matemática a partir do uso de jogos numa perspectiva do desenho universal para aprendizagem


PALAVRAS-CHAVES:

 Ensino de Matemática Inclusivo; Aluno Surdo; Desenho Universal para Aprendizagem; Formação de professores.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Os debates feitos na academia sobre a necessidade de uma formação de professores mais voltada à educação inclusiva, especificamente, do ensino de Matemática para alunos surdos, demandam uma compreensão sobre a formação desses profissionais que reconheçam as especificidades dos alunos e suas formas de aprender. A necessidade de o professor conhecer as diferenças entre seus alunos e desenvolver em sala de aula práticas para que todos aprendam, nos provocaram e foram elementos geradores de nossas inquietações. Por isso, nos propomos discutir o uso do Desenho Universal para Aprendizagem que, aliado aos jogos matemáticos, podem contribuir para o ensino e a aprendizagem de Matemática de maneira colaborativa. Disto surgiu a nossa questão de pesquisa: de que maneira licenciandos em Matemática desenvolvem, por meio de jogos em uma perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem, o ensino de Matemática inclusivo para trabalhar com alunos surdos? Com essa indagação tecemos como objetivo geral: compreender, a partir do desenvolvimento de propostas de ensino de matemática inclusivo com alunos surdos, o uso de jogos em uma perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem com licenciandos em Matemática.Para dar conta desse objetivo geral traçamos três objetivos específicos: i) Identificar como licenciandos do curso de Matemática pensam o trabalho com alunos surdos em sala de aula regular em relação ao ensino de conteúdos matemáticos;ii) Analisar o desenvolvimento dos licenciandos, sobre a utilização de jogos matemáticos inclusivos pautados na perspectiva do DUA; iii) Refletir a importância de momentos formativos e as ações desenvolvidas pelos licenciandos para o ensino de matemática inclusivo com alunos surdos. A metodologia da pesquisa teve uma abordagem qualitativa; em relação a seus objetivos, trata-se de uma pesquisa descritiva e explicativa e sobre os procedimentos foi vivenciada como pesquisa-ação. Para a coleta e produção dos dados, utilizamos dois questionários que foram plicados durante um minicurso, que será oferecido pela pesquisadora e terá como participantes licenciados em Matemática da UFPE – CAA que se encontram no último ano da graduação. Além das respostas aos questionários foram analisados os jogos matemáticos desenvolvidos por eles e apresentados no último encontro do minicurso, fruto da vivência de estudo e acompanhamento quanto a suas adaptações de acordo com os fundamentos do Desenho Universal para Aprendizagem. Considerando os resultados da pesquisa, pode-se concluir que discussões, como minicursos e experiências promovidas pelo curso de licenciatura em Matemática podem contribuir para maior segurança e conhecimento dos futuros professores para atuar em salas de aulas com aluno surdos e ouvintes. Para isso, o Desenho Universal para Aprendizagem unido aos jogos matemáticos, trabalhados durante o minicurso, mostrou ser uma ferramenta de apoio ao professor na busca do ensino de matemática inclusivo, por poder promover o aprendizado e a interação entre os alunos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1193470 - TANIA MARIA GORETTI DONATO BAZANTE
Interno - ***.027.667-** - MARCUS BESSA DE MENEZES - UFPE
Externa ao Programa - 1766732 - ANA MARIA TAVARES DUARTE - UFPEExterna à Instituição - KALLINE FLÁVIA SILVA DE LIRA - UNIVASF
Notícia cadastrada em: 30/01/2025 11:01
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