O USO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS PARA A ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO NA APRESENTAÇÃO DA TEMÁTICA DE QUÍMICA FORENSE
Ensino por investigação. Imersão discente. Ensino de Química.
As dificuldades encontradas no ensino de ciências têm sido marcadas pelo desinteresse dos estudantes, o que pode estar relacionado com as dificuldades para o entendimento dos modelos científicos, que fundamentam esta ciência, ou pela falta de atividades com metodologias alternativas que despertem o olhar crítico destes. Sendo assim, a utilização da Aprendizagem baseada em problema pautada na investigação, apresenta-se como uma metodologia alternativa ao ensino de ciências, pois favorece a problematização dos conceitos, fazendo com que os estudantes interajam com o objeto de estudo. Essas interações proporcionam a aprendizagem colaborativa, onde os grupos de estudantes envolvidos aprendem juntos através da troca de conhecimento, com o intuito de desenvolver a aprendizagem (CÁMARA et. al., 2014). O presente trabalho objetivou analisar como a aprendizagem baseada em problemas pautada na Química forense pode contribuir para a compreensão do conteúdo de reações químicas, a partir da imersão discente promovida pela resolução de um crime fictício. A pesquisa se trata de um estudo de caso de caráter exploratório, pois como aponta Gil (2002), essa é uma estratégia utilizada em pesquisas que busca examinar um fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto em que os dados foram coletados, através dos diários de bordo e das propostas de elucidação criminal. A análise da proposta de elucidação criminal produzida pelos alunos permitirá perceber que este apresenta características consideradas importantes nas atividades de caráter investigativo. Com isso, os estudantes poderão relatar suas dificuldades e limitações partindo da abordagem ABP pautada nas atividades investigativas na sala de aula. Por fim, com relação às contribuições da atividade para a compreensão dos conceitos, essa atividade permitirá aos estudantes refletir sobre a importância do uso da ABP pautada na Investigação e na abordagem dos conteúdos e consequentemente, aprendizagem dos alunos. Portanto, essa atividade poderá auxiliar aos estudantes na tomada de decisão, análise e entendimento dos fenômenos e suas implicações, a partir do conceito de reações químicas e suas aplicações na sociedade.