Banca de DEFESA: GEÓGINA MARIA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GEÓGINA MARIA DA SILVA
DATA : 16/09/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Video Conferência
TÍTULO:

GAMIFICAÇÃO E GRANDEZAS PROPORCIONAIS: UM OLHAR SOBRE O ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Matemática, Scape Room, ferramentas de aprendizagem, feedback imediato


PÁGINAS: 73
RESUMO:

Nosso cotidiano está passando por grandes transformações tecnológicas resultantes da globalização, onde cada vez mais, os jogos digitais estão fazendo parte da vida de todos, principalmente das crianças e dos adolescentes. O grande desafio educacional é adequar-se a essa nova fase, adotando metodologias significativas que venham de encontro com as necessidades do público-alvo e o conteúdo escolar. É nesse contexto que a presente pesquisa buscou construir e analisar uma orquestração instrumental gamificada para os estudantes do terceiro ano do ensino médio sobre grandezas proporcionais. Para tanto, tivemos como referencial teórico a gamificação e a orquestração instrumental: a gamificação definida como uma metodologia que pode ser utilizada na educação, baseada no uso de práticas envolventes dinamizadas por elementos de jogos, seguindo estratégias e com regras bem definidas; e a orquestração instrumental (OI) com planejamentos e execução de arranjos didáticos ricos em tecnologia. Para a construção da OI gamificada, utilizamos o Dashboard app, um aplicativo gamificado que reúne todas as ferramentas necessárias para monitorar o processo de aprendizagem dos estudantes. A metodologia adotada na pesquisa foi a pesquisa-ação, que nas três fases desta metodologia de pesquisa trouxe uma composição de orquestrações instrumentais gamificada formada por três Orquestrações Instrumentais compondo um processo de gamificação do ensino, descrevendo, inicialmente a estruturação delas e suas características, seguindo pelo intuito de cada uma das situações a enfrentar, as configurações didáticas, a partir daí a análise a priori para chegarmos aos modos de execução e resultados. Desse modo, pode-se inferir que essa composição é um produto educacional viável e executável para as aulas de matemática no 3º ano do ensino médio, por criar atividades que esclareçam conceitos complexos de maneira mais visual e interativa, ajudando os alunos a entenderem melhor os princípios subjacentes, e por fornecer um feedback imediato e relevante à medida que eles progridem nas atividades relacionadas às grandezas proporcionais. 



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2131772 - VERONICA GITIRANA GOMES FERREIRA
Interno - 1528949 - JOSE DILSON BESERRA CAVALCANTI
Externa à Instituição - CIBELLE DE FÁTIMA CASTRO DE ASSIS - UFPB
Notícia cadastrada em: 11/09/2024 11:28
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