TECNOLOGIAS DIGITAIS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO: um estudo de caso na Comunidade Quilombola Novo Horizonte, Alagoinha-PE
Mobile Learnig; EJA Quilombola; Prática Docente.
Esta pesquisa qualitativa, configurada como um estudo de caso (Amado,
2017), investiga os impactos do uso de dispositivos digitais móveis na prática
docente de ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em comunidades
quilombolas. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista
semiestruturada, com resultados analisados conforme o referencial teórico de
Morais (2019). A entrevistada, uma professora de ciências atuante na EJA
quilombola, forneceu percepções importantes para a análise da questão
problema: quais são os impactos do uso de dispositivos digitais móveis na
prática docente de Ciências na EJA em comunidades quilombolas? O objetivo
geral do trabalho é analisar as possibilidades e desafios da aprendizagem
mediada por tecnologia digital móvel (Mobile Learning) nas aulas de ciências,
dentro do contexto sociocultural dos estudantes jovens e adultos
remanescentes de quilombos. Este estudo articula o Mobile Learning com a
Educação Escolar Quilombola, focando especificamente no público da EJA e
considerando os aspectos da escola investigada na Comunidade Quilombola
Novo Horizonte, no Povoado do Campo do Magé, em Alagoinha-PE. A
pesquisa se fundamenta nas contribuições teóricas de autores como Traxler
(2005, 2019, 2020); Sharples, Taylor e Vavoula (2022); Souza (2006); Nóvoa
(1992, 2021, 2022); Mignolo (2017); Molina (2021); e Sasseron (2022), que
permitem refletir e questionar o papel histórico e social atribuído aos povos
negros, incluindo os quilombolas. Os relatos da docente participante revelam
que a prática docente na EJA quilombola ainda carece de integração com
tecnologias digitais, estando distante da almejada decolonialidade digital.