Banca de DEFESA: ANA KAROLINE DE BARROS TORQUATO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA KAROLINE DE BARROS TORQUATO
DATA : 31/07/2024
HORA: 09:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

A Capacidade de Desenho Pedagógico em Argumentação para um Ensino Reflexivo




PALAVRAS-CHAVES:

Formação Docente; Capacidade de Desenho Pedagógico; Argumentação


PÁGINAS: 57
RESUMO:

Com a finalidade de corroborar com as reflexões acerca da formação docente, realizamos a presente pesquisa que possui como objetivo geral analisar o potencial para ensino da argumentação e desenvolvimento da capacidade de desenho pedagógico argumentativo de um curso elaborado para formação de professores. E como objetivos específicos, elaborar um curso de argumentação voltado para o desenvolvimento de habilidades argumentativas e capacidade de design pedagógico argumentativo; e descrever e analisar o processo de elaboração do curso, identificando os objetivos de cada parte do curso na construção de um caminho para a formação de professores aptos a trabalharem com argumentação na educação. Para tanto foi necessário que aprofundássemos nossos conhecimentos acerca da Argumentação como possibilidade de estratégia pedagógica, assimcomo dos conceitos de Capacidade de Desenho Pedagógico (PDC) e Capacidade de Desenho Pedagógico em Argumentação (PDCA), haja vista que nos propomos a pensar um curso que contemplasse a compreensão de tais conceitos e o desenvolvimento destas habilidades. Nosso percurso metodológico se deu principalmente pela busca de pesquisas que nos fornecessem embasamento teórico para compreendermos melhor as possibilidades de desenho que o nosso curso poderia vir a tomar, porém, acreditamos que estas serviram muito mais para nos apoiar em sua estrutura teórica do que em relação ao formato do curso propriamente dito. Isso porque praticamente não foram encontrados trabalhos com a proposta por nós formulada. Para o progresso e concretização do nosso percurso nos foi demandado um processo reflexivo e criativo, no qual tivemos que pensar em cada módulo e etapa a serem trabalhados no curso, e a razão de ser de cada um deles. Quer dizer, ao desenvolvermos um curso cujo objetivo é de colaborar na fomentação da capacidade de desenho pedagógico argumentativo de professores, se fez imprescindível que colocássemos em desenvolvimento as nossas próprias habilidades de desenhar uma estratégia pedagógica. 



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1853748 - SYLVIA REGINA DE CHIARO RIBEIRO RODRIGUES
Interna - 1813146 - KATIA CALLIGARIS RODRIGUES
Externo à Instituição - GABRIEL FORTES CAVALCANTI DE MACEDO
Notícia cadastrada em: 01/04/2024 08:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11