RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resolução de Problemas, Ensino de Matemática, Educação de Jovens e Adultos
No cenário da educação a modalidades de ensino para a Educação de Jovens e
Adultos (EJA) se apresenta como um oportunidade de formação educacional
para indivíduos que, por algum motivo, não conseguiram ter acesso ao ensino
fundamental e médio no período regular, dito isso, existe uma necessidade de
adequar o processo de ensino utilizando de diferentes estratégias para uma
melhor compreensão por parte desses alunos, sendo uma dessas metodologias
resolução de problemas, usada no ensino da disciplina de matemática. A
elaboração deste trabalho tem como objetivo geral avaliar as contribuições da
Aprendizagem Baseada em Problemas para o processo de aprendizagem das
operações básicas de matemática, na Educação de Jovens e Adultos. Os
objetivos específicos focam em identificar as principais dificuldades dos alunos da
EJA nas operações básicas de matemática e como estas impactam no processo
de aprendizagem; verificar como a ABP contribui para o processo de
aprendizagem das operações básicas da matemática de alunos da EJA, através
do uso de problemas relacionados ao cotidiano destes. Os aspectos
metodológicos atendem a pesquisa básica, exploratória e descritiva, com análise
qualitativa. Espera-se com esse estudo trazer uma reflexão sobre a importância
da aplicação de estratégias didáticas para o ensino da matemática na educação
de jovens e adultos utilizando de aprendizagem Baseada em Problemas (ABP).