Banca de QUALIFICAÇÃO: TARCIS TELES XAVIER DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TARCIS TELES XAVIER DA SILVA
DATA : 15/03/2023
LOCAL: webconferência
TÍTULO:

Orquestração Instrumental Gamificada: motivação para o uso de tecnologias digitais no ensino de curvas cônicas na formação de professores de matemática


PALAVRAS-CHAVES:

motivação intrinseca; tecnologias digitais; orquestração instrumental; gamificação; metodologias ativas.


PÁGINAS: 74
RESUMO:

A educação matemática é uma área que tem sido cada vez mais impactada pela tecnologia
digital. Com a crescente popularização de dispositivos eletrônicos, plataformas e softwares
educativos, muitos professores têm se interessado em incorporar essas ferramentas em
suas aulas para tornar o aprendizado mais interativo e atrativo. No entanto, muitos
ainda têm receio ou desconhecimento sobre como utilizar essas tecnologias de forma eficaz
e adequada, e isso vem sendo construído desde a formação inicial e continuada desses
professores. Além disso, urgem-se modelos educacionais centrados no aluno, na motivação e
no convite à aprendizagem. Nosso quadro teórico é composto pela Teoria da Orquestração
Instrumental (TOI), que se preocupa no planejamento e execução de arranjos didáticos
ricos em tecnologias; e, por uma releirura da gamificação nas literaturas existentes, que
enquanto metodologia de ensino, surge como uma ferramenta de design lúdico. Essa
pesquisa, portanto, objetiva caracterizar uma composição de Orquestrações Instrumentais
Gamificadas (OIG), que motive um grupo de futuros professores de matemática a enfrentar
e avaliar o uso de tecnologias digitais no ensino de curvas cônicas. Será realizado um
minicurso de extensão para um grupo de licenciandos em matemática, em seguida uma
amostra será convidada a participar de um grupo focal. Como resultado, pretendemos
inferir na união das orquestrações instrumentais delineadas com vista na motivação do
uso das tecnologias, ao enfrentar "missões"acerca do conceito de cônicas. Essa pesquisa
tem o potencial de observar que essa abordagem provocará modificações nas atitudes dos
estudantes, em suas futuras práticas. Mais motivação intrínseca em relação ao uso desses
artefatos e também uma forma diferente do discente lidar com o ensino dos conceitos
matemáticos, demonstrando novas formas de externalizar o conteúdo construído, realizando
as atividades de maneiras diferenciadas, promovendo novas formas de ensinar, aprender e
avaliar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2131772 - VERONICA GITIRANA GOMES FERREIRA
Interna - 2321243 - MARIA AUXILIADORA SOARES PADILHA
Externa à Instituição - ROSILANGELA MARIA DE LUCENA SCANONI COUTO
Notícia cadastrada em: 03/03/2023 14:06
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