GENERO E INVISIBILIDADE: Uma analise bibliografica sobre a participacao das mulheres na historia da
matematica
Gênero, Matemática, Invisibilidade, Estereótipos, Formação
docente.
A dissertação intitulada "Gênero e Invisibilidade: uma análise bibliográfica sobre a
participação das mulheres na história da matemática” aborda um tema de grande
relevância na atualidade: a exclusão das mulheres ao longo da história da
matemática. O estudo teve como objetivo geral analisar dissertações que abordam a
temática de gênero no ensino de matemática por meio de um Estado de
Conhecimento sobre as representações de gênero, estereótipos e a formação
docente. A metodologia adotada é qualitativa, com enfoque exploratório, utilizando a
técnica do Estado de Conhecimento para sistematizar as produções acadêmicas
dentro da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da Capes. As
dissertações mapeadas foram organizados em duas categorias: (1) representações
de gênero e estereótipos e (2) formação docente e sensibilização para gênero.
Verificou-se que os estereótipos ainda permeiam o imaginário coletivo, associando a
matemática a uma habilidade masculina, o que impacta negativamente na
autoestima e no desempenho das meninas. Além disso, observou-se que a
formação docente carece de uma abordagem sistemática e crítica sobre as questões
de gênero, o que compromete práticas mais inclusivas. Na conclusão, destaca-se a
necessidade de rever práticas pedagógicas, políticas educacionais e currículos de
formação docente para promover a equidade de gênero na matemática. Ao
reconhecer a trajetória das mulheres matemáticas e enfrentar os mecanismos de
exclusão, a pesquisa propõe caminhos para uma educação matemática mais justa,
plural e representativa.