VIVENCIAS IMERSIVAS NO ENSINO DE CIENCIAS: investigando conexoes entre experiencia, interacao e sociomaterialidade a luz da criatividade
ensino de ciências; formação de professores; criatividade; ensino imersivo; sociomaterialidade.
Esta dissertação investigou as contribuições de uma formação imersiva para o entendimento da criatividade entre professores e formadores no contexto do ensino de Ciências. A pesquisa fundamenta-se na perspectiva sociomaterial, analisando as interações entre elementos humanos e não humanos e as experiências vividas ao longo do processo formativo. Foram examinadas as concepções de criatividade durante a imersão, bem como os protótipos de aulas desenvolvidos pelos participantes, com atenção às dimensões criativas presentes nas propostas pedagógicas. De abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa, o estudo utilizou múltiplos instrumentos para captar a complexidade da experiência: questionário inicial, registros em grupo de WhatsApp, protótipos de aula e entrevistas. A análise buscou compreender como a formação mobilizou concepções, interações e reconfigurações pedagógicas, promovendo práticas mais criativas e sensíveis. Os resultados indicam que a formação imersiva ampliou a compreensão dos participantes sobre criatividade, favorecendo a elaboração de propostas didáticas contextualizadas, reflexivas e integradas ao ambiente. A pesquisa aponta que abordagens formativas de caráter experiencial e colaborativo constituem caminhos promissores para o desenvolvimento da criatividade docente e o aprimoramento das práticas pedagógicas no ensino de Ciências.