SONS DO SERTÃO: Educação Ambiental e Aprendizagem Baseada em Projetos na salvaguarda da Caatinga através da música no contexto educacional do Vale do Catimbau, Buíque - PE
Educação Ambiental. Bioma Caatinga. Música como ferramenta da Educação Ambiental. Abordagem Baseada em Projetos.
A crise ambiental global ressalta a urgência de enfrentar os desafios específicos do bioma Caatinga, demandando uma nova abordagem na Educação Ambiental para os profissionais da educação. Este estudo explora a interseção entre Educação Ambiental, música e o bioma Caatinga, utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos como metodologia. O questionamento central da pesquisa é: de que forma a aprendizagem por projetos, mediada pela música, pode servir como uma ferramenta pedagógica de Educação Ambiental para promover atitudes sustentáveis no contexto escolar e contribuir para a preservação da Caatinga? Para responder a essa questão, o objetivo principal do estudo é investigar a relevância da Aprendizagem Baseada em Projetos, através da música, no processo de Educação Ambiental, visando fomentar atitudes sustentáveis que valorizem a Caatinga em uma escola localizada no Vale do Catimbau, em Pernambuco. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória realizada em uma escola da Vila Catimbau, situada em Buíque PE, com foco nos professores dos anos finais do ensino fundamental. Para a implementação da aprendizagem por projetos, foram selecionadas cinco músicas que abordam temas relacionados ao bioma Caatinga, incluindo biodiversidade, clima, fauna e flora. A pesquisa parte do pressuposto de que práticas pedagógicas que integrem Educação Ambiental, Aprendizagem Baseada em Projetos e música podem ter um impacto significativo na sensibilização e conscientização dos alunos sobre os problemas ambientais, especialmente no que diz respeito à preservação do bioma Caatinga. Assim, destaca-se a importância da Educação Ambiental como uma prática relevante e transformadora.