O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UM OLHAR AOS ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NO ENSINO DA MATEMÁTICA
ensino da matemática; tecnologia assistiva; atendimento educacional especializado; transtorno do espectro do autismo
A presente pesquisa tem a intenção de investigar as possíveis contribuições da tecnologia assistiva no Atendimento Educacional Especializado de estudantes com transtorno do espectro do autismo (TEA) na mediação do ensino da matemática. Nessa perspectiva, tem como objetivo geral, identificar as possíveis contribuições da tecnologia assistiva para o processo de ensino e aprendizagem matemática de estudantes com TEA em uma escola dos anos iniciais do município de Caruaru-PE. Os objetivos específicos incluem: I) Analisar as concepções e práticas pedagógicas do AEE enquanto complemento ao processo de escolarização; II) Discutir a relação direta da TA com os usuários e sua influência na autonomia e inclusão educacional; III) Analisar a interação entre a tecnologia assistiva e o desenvolvimento da aprendizagem matemática no contexto do AEE. Nesse sentido, o estudo fundamenta-se em autores como Bersch (2017); Galvão Filho (2022); Cunha (2016); Orrú (2016); Borges (2020); Civardi (2019); Abreu, Amaral, Pantano, (2022). Metodologicamente a pesquisa adotará uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, na qual a coleta e a produção de dados serão feitas por meio de entrevista e observação. Nesse ínterim, almeja-se obter informações sobre as possibilidades do atendimento educacional especializado, bem como refletir sobre os desafios do uso da tecnologia assistiva para estudantes com autismo considerando a percepção dos participantes da pesquisa e a observação do pesquisador, além de oferecer subsídios teóricos e práticos que possam ser utilizados no desenvolvimento de políticas educacionais mais inclusivas.