Banca de QUALIFICAÇÃO: POLIANA MARIA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: POLIANA MARIA DA SILVA
DATA : 03/04/2025
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

IDENTIFICAÇÃO DE MARCADORES DE AUTOEFICÁCIA E APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DOCENTE DE ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO 


PALAVRAS-CHAVES:

Autoeficácia; Aprendizagem Autorregulada; Voyant Tools; Formação Docente


PÁGINAS: 43
RESUMO:

A aprendizagem autorregulada apresenta grandes contribuições para o processo de ensino e aprendizagem, pois é capaz de promover questões como autoconsciência e uma maior autonomia do estudante, e diz respeito não apenas ao estabelecimento de estratégias de aprendizagem, mas também a fatores emocionais e comportamentais. Nesse campo, um dos processos é a autoeficácia, que pode ser definida como a percepção de capacidade que uma pessoa tem sobre o seu desempenho em determinada ação. Assim, na presente pesquisa que será realizada com estudantes dos cursos de licenciatura em física e química de uma Universidade Pública do Agreste Pernambucano, busca-se identificar a percepção dos licenciandos sobre a sua própria autoeficácia; e avaliar o impacto da percepção de autoeficácia para a aprendizagem autorregulada; para tanto, busca-se também identificar marcadores de autoeficácia que expressem uma aprendizagem autorregulada na formação docente inicial. Desse modo, a coleta de dados acontecerá em três etapas. Na primeira etapa, será aplicado um questionário, a fim de identificar a visão dos estudantes sobre a sua percepção de autoeficácia; na segunda etapa, os dados serão produzidos a partir de mapas conceituais elaborados pelos estudantes, de forma a relacionar a percepção de autoeficácia e aprendizagem autorregulada; e na terceira etapa, haverá a apresentação dos mapas conceituais, que será registrada em áudio e vídeo para posterior transcrição e identificação dos marcadores de autoeficácia. Para tanto, a análise acontecerá através da identificação da percepção dos estudantes sobre autoeficácia (Bandura, 1991, 1994). Assim como, utilizando a análise de conteúdo de Bardin (2011) para relacionar a percepção de autoeficácia e a aprendizagem autorregulada, e o Voyant Tools (Voyant Consortium, 2003), ferramenta escolhida para elencar os marcadores de autoeficácia.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.894.644-** - JOAO ROBERTO RATIS TENORIO DA SILVA - UFPE
Interna - 1853748 - SYLVIA REGINA DE CHIARO RIBEIRO RODRIGUES
Externa à Instituição - VERONICA TAVARES SANTOS BATINGA
Notícia cadastrada em: 29/03/2025 18:28
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