PROBLEMAS PROPOSTOS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DE QUÍMICA: Contribuições para o pensamento reflexivo
Metodologias Ativas; Resolução de Problemas; Elaboração de Problemas; Pensamento Reflexivo.
As metodologias ativas têm sido amplamente investigadas em várias pesquisas científicas. A temática também é reforçada direta e indiretamente por leis e documentos norteadores educacionais, que juntos colaboram para o processo formativo para além dos espaços escolares. Dentre os diversos benefícios do emprego de metodologias dessa natureza no âmbito da sala de aula, destaca-se o preparo do estudante para uma atuação ativa e reflexiva sobre as dinâmicas de aprendizagem, assim como para enfrentar os desafios emergentes do contexto social. A metodologia de resolução de problemas em meio às diversas estratégias educacionais, tem sido a mais empregada no campo de ensino de ciências devido suas aproximações com o método científico. Por outro lado, sua aplicabilidade em sala de aula não é uma tarefa fácil, devido a complexidade que gira em torno dos problemas que são utilizados, que mais se parecem com meros exercícios. Essa abordagem costuma direcionar os aprendizes a um processo de resolução mecanizado, com poucas contribuições sobre o pensamento reflexivo, uma vez que as habilidades cognitivas sugeridas pelos problemas limitam-se à recordação, memorização e reprodução de informações. Neste cenário, a pesquisa em voga, se propõe a analisar as contribuições dos problemas elaborados por professores de Química em formação inicial para o pensamento reflexivo. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, qualitativa, com caráter exploratório. As atividades do estudo se darão pela construção e resolução de problemas por professores em formação. A análise dos dados será fundamenta com base na resolução de problemas, segundo Ignacio Pozo e Gómez Crespo, 2009; nas habilidades cognitivas de Zoller e Pushkin (2007), Suart (2008) e Coelho (2016); e pelo instrumento de indicador de pensamento reflexivo de Zeichner e Liston (1985). Espera-se com a pesquisa, contribuir para discussões e reflexões sobre a estratégia de ensino de resolução de problemas e seus impactos sobre os aspectos cognitivos em sala de aula. Além disso, propiciar a atenção sobre o processo de desenvolvimento profissional de professores, principalmente, no tocante à proposição de atividades didáticas para o ensino de Química e/ou Ciências.