A argumentação dialógica na promoção da tomada de decisão socialmente responsável na Educação Básica
Palavras-chaves: Argumentação dialógica. Tomada de decisão. Questão sociocientífica. Metacognição
Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o impacto da argumentação dialógica na tomada de decisão socialmente responsável de estudantes do Ensino Médio ao abordarem uma questão sociocientífica. O estudo parte da ideia de que argumentar envolve mais do que apenas defender um ponto de vista; trata-se de um processo interativo que estimula a reflexão, a revisão de perspectivas e a construção coletiva do conhecimento. Nesse contexto, a tomada de decisão socialmente responsável não se restringe a escolhas individuais, mas considera as implicações mais amplas para a sociedade e o meio ambiente. A investigação segue uma abordagem qualitativa e configura-se como uma intervenção didática. Para isso, será aplicada uma sequência didática que propõe um debate sobre o consumo de ultraprocessados, levando os estudantes a explorar diferentes perspectivas e fundamentar suas escolhas em critérios sociais, ambientais e éticos. A coleta de dados será realizada por meio de observações e entrevistas, permitindo identificar os movimentos argumentativos que emergem nas discussões, os processos metacognitivos envolvidos e a relação entre esses fatores na construção de decisões fundamentadas e responsáveis. A análise será conduzida a partir de categorias específicas de argumentação e metacognição, além de dimensões relacionadas à responsabilidade individual, social e ecológica. Espera-se que os resultados evidenciem o impacto da argumentação dialógica na formação de cidadãos críticos e reflexivos, demonstrando como esse processo contribui para que os estudantes tomem decisões fundamentadas no bem-estar coletivo. Além disso, acredita-se que a pesquisa contribuirá como subsídio na formulação de estratégias pedagógicas que integrem a argumentação ao desenvolvimento da consciência social, promovendo um ensino que estimule o engajamento dos alunos na construção de escolhas mais equilibradas e sustentáveis.