ANÁLISE DA EXPRESSÃO DE MODELOS MENTAIS PARA O CONCEITO DE
DUALIDADE ONDA-PARTÍCULA DA LUZ POR LICENCIANDOS EM QUÍMICA
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Este projeto buscará investigar como licenciandos em Química expressam modelos
mentais sobre a dualidade onda-partícula da luz e como essa expressão reflete a
atualização de seus esquemas cognitivos. A compreensão de conceitos da mecânica
quântica, especialmente aqueles contraintuitivos, exige a construção de significados
mediada por signos e modelos, sendo essencial analisar como os estudantes
internalizam e externalizam essas representações. A fundamentação teórica abrange
a evolução dos paradigmas científicos sobre a luz, as dificuldades de aprendizagem
da mecânica quântica, a teoria dos esquemas de Bartlett e a semiótica de Peirce. A
pesquisa será qualitativa, de caráter exploratório e delineada como pesquisa
participante. O estudo será conduzido no Centro Acadêmico do Agreste da
Universidade Federal de Pernambuco (CAA/UFPE) com cinco licenciandos em
Química que estejam cursando a disciplina de Química Quântica. A coleta de dados
será realizada em quatro etapas: aplicação de um primeiro questionário para
identificar as concepções iniciais sobre a dualidade onda-partícula, realização de
entrevistas semiestruturadas para aprofundar essas concepções, reaplicação do
questionário após um intervalo no qual os participantes terão contato com novas
abordagens do tema durante a disciplina e, por fim, novas entrevistas para analisar as
transformações ocorridas nos modelos expressos. A análise dos dados será baseada
na categorização dos signos utilizados pelos participantes conforme a semiótica
peirceana, além da identificação de elementos que evidenciem a atualização de
esquemas. Os resultados poderão subsidiar estratégias didáticas mais eficazes para
o ensino de conceitos quânticos, contribuindo para a formação de professores de
Química.