A MATEMÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA: UM OLHAR A PARTIR DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONTEÚDO DE CINÉTICA QUÍMICA
Transposição Didática, Cinética Química, Saberes Matemáticos, Ensino de Química.
A presente pesquisa busca compreender o processo de transposição didática dos saberes matemáticos relacionados ao ensino do conteúdo de cinética química, tem como objetivo geral: Analisar aspectos dos saberes matemáticos que emergem no processo de transposição didática do conteúdo cinética química. OBjetivos específicos: Analisar a recontextualização dos conteúdos curriculares de Química, conforme estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com foco na integração e mobilização dos saberes matemáticos necessários para o ensino de cinética química; Avaliar os aspectos da transposição didática externa referente a mobilização dos saberes matemáticos em materiais didáticos sobre cinética química; Analisar a mobilização dos saberes matemáticos necessários para o ensino de cinética química no planejamento didático de professores que ensinam química. Entendemos que a transposição didática é uma das esferas do saber curricular, saber necessário à prática docente do professor e que investigar tal transposição ao longo do desenvolvimento curricular possibilita uma melhor compreensão sobre os diferentes processos e práticas docentes conduzidas nas salas de aula de química. A pesquisa se concentrará também nos aspectos da transposição didática externa em materiais didáticos sobre cinética química, observando as modificações, tais como supressões, acréscimos, criações didáticas e deformações. A metodologia engloba a análise documental, entrevistas narrativas e estudo de caso. A análise dos dados irá se apoiar no referencial teórico sobre Transposição Didática e a Análise Textual Discursiva. Os resultados esperados incluem o mapeamento dos saberes matemáticos necessários para o ensino de cinética química, identificação de práticas e movimentos de transposição conduzidos por professores que ensinam química, caracterização do percurso formativo de professores que ensinam química, reflexão sobre as necessidades formativas dos professores de química e compreensão da transposição didática como um processo dinâmico de reinterpretação e reconstrução do saber.