Banca de DEFESA: WILK FELIPE VITORINO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WILK FELIPE VITORINO
DATA : 10/12/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

PROCESSOS AVALIATIVOS NO ENSINO DE BIOLOGIA E QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Gerações da Avaliação; Ensino de Biologia; Ensino de Química.


PÁGINAS: 98
RESUMO:

Esta pesquisa buscou responder à seguinte inquietação: Como são vivenciados os processos avaliativos no Ensino de Biologia e Química do Ensino Médio e quais as suas relações com as Gerações da Avaliação? Diante disso, teve o objetivo geral de “Analisar as relações existentes entre os processos avaliativos vivenciados no Ensino de Biologia e Química do Ensino Médio e as Gerações da Avaliação” e os seguintes objetivos específicos: (i) Mapear publicações que apresentem discussões acerca da Avaliação no Ensino de Biologia e Química do Ensino Médio; (ii) Identificar os principais aspectos da avaliação considerados no Ensino de Biologia e Química do Ensino Médio; (iii) Relacionar os aspectos considerados no processo avaliativo às características das Gerações da Avaliação; (iv) Analisar as perspectivas avaliativas identificadas de acordo com as Gerações da Avaliação. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de natureza aplicada e abordagem qualitativa. A organização da coleta de dados se deu a partir das três etapas de Análise de Discurso (Bardin, 2016) e seus dados foram analisados a partir do aporte teórico das Gerações da Avaliação (Guba; Lincoln, 1989). Ao final da pesquisa, observamos que a Avaliação no Ensino de Biologia apresenta perspectivas conservadoras da Avaliação, referentes à Primeira e Segunda Gerações da Avaliação. Mas também foram encontradas, em algumas publicações analisadas, perspectivas mais emergentes de Terceira ou até de Quarta Geração. Observamos, porém, que os principais desafios para a vivência de uma Avaliação mais inovadora são: a formação dos professores em Avaliação, pois se sentem inseguros em experimentais novas perspectivas, sem conhecimento aprofundado e as condições estruturais da escola como o grande número de estudantes em sala de aula, o tempo pedagógico restrito para o desenvolvimento de atividades diversificadas e o sistema avaliativo que impõe práticas avaliativas conservadoras com foco na quantificação e verificação da aprendizagem dos estudantes. Espera-se contribuir na discussão acerca do processo avaliativo nas disciplinas de Biologia e Química do Ensino Médio.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1813146 - KATIA CALLIGARIS RODRIGUES
Presidente - ***.463.264-** - KILMA DA SILVA LIMA VIANA - IFPE
Externa à Instituição - RITA PATRICIA ALMEIDA DE OLIVEIRA - UFRPE
Notícia cadastrada em: 27/11/2024 09:48
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