TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA PRODUÇÃO DE TEXTOS: um estudo de caso com o uso do Collabits na produção de textos escolares na área de ciências da natureza
Tecnologias Assistivas, Eye Tracking, Produção Textual, Collabits, Ensino de Ciências
O objetivo geral desta pesquisa é analisar as interferências do Eye Tracking associado ao Collabits na construção de textos científicos em um projeto escolar. A metodologia proposta é qualitativa de caráter exploratório, desenvolvida como estudo de caso, utilizando uma abordagem narrativa para relatar as experiências individuais de um estudante com Paralisia cerebral que utiliza um mouse ocular (Eye Tracking) para se comunicar, para as interações sociais e para realizar as atividades escolares. Os principais resultados esperados com essa pesquisa são entender o efeito das Tecnologias Assistivas na autonomia e aprendizagem de alunos com deficiência, analisar o impacto de plataformas colaborativas como o Collabits na participação de estudantes com necessidades específicas além de gerar contribuições para políticas públicas que garantam acesso a tecnologias e promovam a inclusão plena na educação.