Banca de DEFESA: KATIELLI COSTA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KATIELLI COSTA DOS SANTOS
DATA : 16/10/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala H9 - PPGECM
TÍTULO:

A RELAÇÃO AO SABER NA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO: contribuições ao modelo de análise da dimensão cognitiva (MAC)


PALAVRAS-CHAVES:

Teoria Antropológica do Didático; relação pessoal ao saber; TAD; meta-análise; mapeamento educacional.


PÁGINAS: 107
RESUMO:

A pesquisa apresentada nesta dissertação teve como objetivo central propor um conjunto de categorias para contribuir com o uso da noção de relação pessoal ao saber como unidade de análise na Teoria Antropológica do Didático (TAD). Criada por Yves Chevallard em meados da década de 1980, a TAD traz importantes noções teóricas que se prestam a revelar condições e restrições na difusão dos saberes. Aqui no Brasil, mapeamentos recentes mostram que o uso da TAD tem sido crescente. Em março de 2023, no Banco de Teses e Dissertações da CAPES havia mais de 60 teses que foram defendidas entre 2005 e 2022. Em 2018, a tese de José Luiz Cavalcante apresentou uma contribuição teórica para a teoria, a partir do Modelo de Análise da Dimensão
Cognitiva (MAC), cuja noção de relação pessoal ao saber é fundamental. Apesar da importância desse conceito para a TAD e para o MAC, não observamos a proposição ou indicação de categorias para que ela pudesse ser utilizada como unidade de análise. A partir dessa constatação levantamos a hipótese de que essa lacuna ajuda a naturalizar o uso do conceito. Para Chevallard a naturalização ocorre quando uma técnica ou conteúdo é utilizada sem a devida reflexão no espaço institucional. Assim, nossa questão norteadora foi: que elementos teóricos e práticos podem ser utilizados para construção de categorias para a utilização da noção de relação pessoal ao saber como unidade de análise na TAD? De cunho qualitativo, a dissertação foi desenvolvida no formato Multipaper. onde realizamos dois estudos. O primeiro se refere a um mapeamento vertical cujo objetivo foi compreender como a noção de relação pessoal ao saber é explorada enquanto unidade de análise nas pesquisas que trazem a TAD como teoria principal. Na segunda investigação refletimos sobre a proposição de um conjunto de categorias analíticas para serem integradas ao MAC. Os resultados indicam que a hipótese de naturalização da noção foi comprovada parcialmente, pois cerca de 70% dos trabalhados mapeamentos anunciavam a noção no referencial, porém não utilizavam nas análises, por outro lado, observou-se que as teses que utilizaram a noção potencializaram a compreensão dos fenômenos estudados. A partir desta contatação elaboramos um conjunto de 04 categorias que levam em consideração as raízes epistemológicas da noção relação pessoal ao saber.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1528949 - JOSE DILSON BESERRA CAVALCANTI
Interno - 1681244 - EDELWEIS JOSE TAVARES BARBOSA
Externa à Instituição - ANNA PAULA DE AVELAR BRITO LIMA - UFRPE
Notícia cadastrada em: 15/10/2024 22:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa09.ufpe.br.sigaa09