Banca de DEFESA: FRANCYSCLEYDE BEZERRA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCYSCLEYDE BEZERRA SILVA
DATA : 30/08/2024
HORA: 09:30
LOCAL: Remoto-Google Meet
TÍTULO:

A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS QUE LECIONAM MATEMÁTICA PARA SURDOS/AS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: desafios da prática docente no ensino regular


PALAVRAS-CHAVES:

 Formação Continuada; Ensino de Matemática; Prática Docente;  Surdez.


PÁGINAS: 87
RESUMO:

A formação continuada de professores/as que lecionam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental é uma temática que traz grandes discussões e retrata o status quo do compromisso dos/as inúmeros/as agentes da educação. Este debate se torna modesto quando se refere ao ensino da matemática a surdos/as, trazendo à tona inquietudes e desafios à prática docente. No município de Pesqueira, agreste pernambucano, o encaminhamento equivocado ou absentismo de formações direcionadas a esses/as profissionais podem acarretar provocações ou prejuízos diversos. Assim, objetivamos analisar se a formação continuada interfere na prática docente de professores/as de matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que atuam com alunos/as surdo/as. Para tanto, buscamos: identificar os princípios fundamentais acerca da matemática para Surdos/as na formação continuada; refletir como a Secretaria Municipal de Educação de Pesqueira-PE vivencia os conhecimentos pertinentes à formação continuada dos/as docentes que lecionam matemática a pessoas surdas dos anos iniciais; identificar se os elementos da formação continuada encontrados nos documentos oficiais interferem ou não numa prática docente inclusiva direcionada a surdos/as. Diante o teor deste trabalho, seu percurso metodológico se estruturou a partir de uma abordagem qualitativa que tange à uma pesquisa básica com objetivos descritivos por meio da análise dos documentos oficiais que são base para as formações continuadas dos/as lecionadores pertencentes ao quadro da rede da Secretaria Municipal de Educação de Pesqueira-PE, que ministram aulas de matemática a pessoas surdas. A Análise do Conteúdo de Bardin (1977) foi utilizada para melhor compreensão dos fenômenos envolvidos. Constatamos que a prática docente dos/as professores/as regentes de matemática de salas regulares com surdos/as inclusos/as ainda está pautada em uma perspectiva generalista com princípios findados na filosofia oralista, o que não oportuniza igualdade no acesso ao conhecimento matemático por parte dos/as estudantes com surdez, afetando seu desenvolvimento pedagógico. Dialogando com os dados do cenário da pesquisa, percebemos que a formação continuada corrobora uma prática docente para um ensino de matemática excludente e classificatório, revelando um desacerto no norte das formações daqueles/as que estão diretamente ligados/as ao ensinar matemática à estudantes com identidade e característica surda na etapa crucial da educação básica, os anos iniciais do Ensino Fundamental. Com essas provocações, temos a estímulo de caminhar sob novos olhares e perspectivas no campo teórico e prático com pensando debruçado em conformidade com viés elencado em uma educação inclusiva na responsabilidade de fazer com que a matemática possa ser acessível a todos/as respeitando os distintos direitos de aprendizagem a partir da diversidade.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1193470 - TANIA MARIA GORETTI DONATO BAZANTE
Interno - ***.027.667-** - MARCUS BESSA DE MENEZES - UFPE
Externa à Instituição - KALLINE FLÁVIA SILVA DE LIRA - UNEB
Notícia cadastrada em: 27/08/2024 14:33
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