Combinatória com aplicativos do GeoGebra: um estudo clínico da gênese instrumental de estudantes do ensino médio
Campos conceituais; applets; abordagem instrumental; tecnologia digital; artefatos; esquema.
O presente estudo situa-se no âmbito das investigações em torno dos impactos que os recursos digitais, especificamente os applets elaborados para uso com o GeoGebra, na gênese instrumental de estudantes do ensino médio para a resolução de situações da Combinatória. Nesse contexto, estamos diante de conceitos da abordagem instrumental e da Teoria dos Campos conceituais que fornecem as bases teóricas da pesquisa. Uma revisão da literatura em Aprendizagem da Combinatória nos subsidiar os elementos da área de ensino. Para analisar a gênese instrumental, o método clínico Piagetiano será utilizado com 20 estudantes 2o ano do Ensino Médio. A partir de 5 critérios elencados a partir da literatura em aprendizagem de combinatória, foram selecionados e analisados teoricamente 3 applets presentes na plataforma do GeoGebra. A partir da análise eles foram modificados a partir de questões, para uso como situações no estudo clínico.