ANÁLISE PRAXEOLÓGICA MATEMÁTICA DA DEFINIÇÃO FORMAL DE LIMITE CONVERGENTE QUANDO X TENDE A UM PONTO P NA FORMAÇÃO INICIAL DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Definição formal de limite; Teoria Antropológica do Didático; Praxeologia matemática.
Essa pesquisa tem como objetivo analisar os livros didáticos, que fazem parte da ementa do curso Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Caruaru, sobre o ponto de vista das praxeologias matemáticas na definição formal de limite convergentes quando x tende a um ponto p. Para isso iremos nos apoiar nos estudos sobre as praxeologias da Teoria Antropológica do Didático (TAD). A TAD proposta por Yves Chevallard(1999) e colaboradores situa a atividade matemática no conjunto de atividades humanas e das instituições sociais. Para atingir o nosso objetivo, iremos modelar/analisar as praxeologias matemáticas, contidas nos livros didáticos (Guidorizzi, 2011; Leithold, 1994 e Stewart, 2016), e dessa forma apreender as escolhas dos autores, no que se refere a construção conceitual, da definição formal de limite. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, que busca investigar as praxeologias matemáticas presentes nos livros didáticos, apoiada no modelo de análise de livros didáticos desenvolvido por Marilena Bittar (2017). Os resultados evidenciaram que as praxeologias matemáticas, presentes nos livros didáticos contribuem para a construção conceitual, na definição formal de limite, desde que desenvolvidas de forma conjunta, pelas três obras.